14 outubro 2012

Santa Cesarea Terme, as termas junto ao mar


 



Santa Cesarea Terme é uma das mais belas cidades da Puglia. Situada sobre penhascos que descem diretamente para o mar, embora não tenha extensas praias de areia, as escadas nas pedras permitem o banho de mar como também desfrutar de suas águas termais e das piscinas junto ao mar.  






As rochas costeiras são repletas de grutas e cavernas subterrâneas com fontes de águas minerais ricas em iodo, enxofres e cloreto de sódio, elevando-se através da rocha porosa do subsolo.

 




A exploração das águas vindo de quatro cavernas propiciou a criação de várias estâncias termais, sendo as fontes mais significativas de Feidida, Solfurea, Gattula e Solfatura cujas águas são de diferentes faixas de temperatura. 






As estâncias são equipadas para diversas terapias, inclusive para o banho de lama quente e vários tratamentos minerais que visam combater doenças tais como artrite e reumatismo, bem como de doenças respiratórias, traumas, uso dermatológico e controle de stress. Também são utilizadas para tratamentos de beleza e bem estar. 






Conhecidas desde os tempos antigos, nos anos de 1700 os cidadãos da classe alta e da aristocracia local começaram a construir residências para passar férias e também usufruir das nascentes de água mineral. Ao longo dos anos as magnificas vilas, palácios e residências de verão proliferaram na cidade, além de elegantes hotéis. 






Das residências mais extravagantes tem destaque o Palazzo Sticchi no alto do penhasco. Com arquitetura mourisca, a construção impressiona e não passa desapercebida. 

A Villa Raffaella construída em estilo eclético como residência de verão de uma rica baronesa, foi convertida em apartamentos de luxo e hoje funciona como Spa. 

O Palazzo Tamborino com sua imponente fachada, é equipado para receber hóspedes em seus amplos espaços. Localizado sobre as falésias, tem um acesso privativo ao mar. 








Com um clima agradável, tipicamente mediterrâneo, a cidade vive do turismo e oferece excelentes passeios, além de muitas lojas, cafés e restaurantes de onde pode-se saborear um café ou jantar ao ar livre com uma linda vista para o mar de um azul profundo. Atrás da cidade, as colinas são repletas de ervas selvagens que na primavera criam uma profusão de cores em um tapete de flores.






As torres costeiras construídas no século 16 eram utilizadas para a defesa da costa de Salento: Torre Miggiano, Torre Santa Cesarea, Torre Specchia Guarda e Torre Minervino.

Caracterizada pela presença de belas falésias com vista para o mar, sendo algumas áreas intransitáveis, as inúmeras cavernas produziram inúmeras lendas. 

Segundo a mitologia grega, nessas terras viviam os insolentes gigantes que desafiaram os deuses gregos. Travou-se uma luta memorável, já que os deuses lançaram seus poderes sobre a terra como trovões, inundações, fogo e ataques de monstros. No entanto, foi Hércules que conseguiu matar os gigantes Leuternian que deu origem às exalações fétidas de gases nas fontes termais.






Também conta-se que essa região foi colonizada por sobreviventes da Guerra de Troia que deram origem à Magna Grécia. 

Liderados pelo famoso adivinho Calcas e acompanhado dos filhos de Esculápio, nessas terras chegaram 30 navios com as pessoas que fugiram depois da destruição de sua cidade. 

Calcas era um vidente poderoso que havia herdado de seu avô Apolo o dom de decifrar os mistérios do passado, presente e do futuro. 

Há muitas versões para morte de Calcas mas, segundo a mais popular, Calcas havia sido avisado por um oráculo que morreria quando encontrasse um adivinho que lhe superasse. 

Chegando numa cidade Calcas desafiou o adivinho Mopso propondo-lhe um concurso de adivinhações e Mopso saiu-se vencedor. 

Novamente Calcas desafiou o adivinho Mopso pedindo que ele revelasse o dia de sua morte. Mopso previu que Calcas morreria naquele dia. Porém, chegou a tarde e Calcas não tinha morrido, parecendo que a profecia não se cumpriria. Zombando de Mopso, Calcas teve um ataque de riso; riu tanto que morreu de tanto rir...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.