23 maio 2013

Bordano, il paese delle farfalle




Situada num vale entre as montanhas da região Friuli-Venezia Giulia e a poucos quilômetros de Udine, a encantadora cidade de Bordon ou Bordano é conhecida como "Paese delle Farfalle" ou Terra das Borboletas.



 


A cidade remonta a tempos muito antigos, tendo em meio à floresta caminhos que foram usados pelos antigos romanos. Chamada de Bordanum na antiguidade, da arquitetura antiga não restou quase nada. 






Destruída por inundações, terremotos e arrasada durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial, a cidade foi reconstruída diversas vezes e hoje mantém uma nova identidade tomando as borboletas como símbolo da cidade. 





Casa das borboletas

As borboletas estão presentes em forma de arte nas fachadas das casas, prédios públicos, prefeitura, correio e outros. Durante muitos anos houve um concurso para decidir as melhores pinturas, um projeto que teve início nos anos 1990 com a participação de inúmeros artistas. 

A Casa delle Farfalle ou Casa das Borboletas é um verdadeiro museu vivo contendo milhares de borboletas coloridas provenientes de todo o mundo, principalmente das florestas da Amazônia, África e Indo-Austrália. O projeto concluído em 2002 permite ao visitante descobrir passo a passo a fauna da montanha. 






A rota começa próximo de Bordon e sobe ao longo das encostas da montanha, com caminhos entre castanheiros, carvalhos e outras árvores características dos Alpes Carnic. O longo caminho começa a partir de uma altitude de 236 metros tendo um comprimento de 6 km. 







Nas incontáveis estufas vivem borboletas tropicais, sendo possível admirá-las livres em seu ambiente natural ao longo do caminho. 

Além das borboletas há estufas com uma infinidade de outros animais interessantes e exóticos, como lagartos, iguanas, cobras e outros répteis, tartarugas, diversos anfíbios e barulhentos periquitos e papagaios.






Aberta de março a outubro, a cada ano milhares de pessoas participam das palestras, eventos e reuniões que apresentam estudos sobre as borboletas, o mundo vegetal e animal. Interessante é descobrir como as cores tem importantes significados para os animais. 





Monte Simeone

A montanha tem um significado especial para o povo de Bordano, onde muitos caminhantes e ciclistas desfrutam dos belos caminhos da montanha sendo considerada um paraíso para os entomologistas. 

No alto da montanha uma pequena igreja construída em 1330 está a mais de 1.200 metros de altitude. No primeiro domingo de setembro milhares de peregrinos sobem a montanha para participar da festa em homenagem a San Simeone. 

Aguns sobem a montanha caminhando e usando o momento de silêncio para reflexão e oração. Outros usam a estrada pavimentada. A missa é celebrada no topo da montanha de onde pode-se admirar vistas espetaculares dos Alpes, os picos das montanhas e o vasto leito do Rio Tagliamento. Após a missa são servidas muitas iguarias, sendo um momento de confraternização para o povo de Bordano. 



3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa , sou filha de italiano ,acabo de convidar minha filha, Vanessa Moreno Soncela, formada em História na UCDB de Campo Grande MS, vai amar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Perpetua: Agradeço pela gentileza de seu comentário e elogios. Espero que você e sua filha possam aproveitar da bela história italiana. Abraço, Lucia

      Excluir
  2. Lucia, Meu canal no Youtube é Perpétua Soncela Artes , visite ensino pintura para quem nunca aprendeu . Estou feliz ter encontrado você .
    Um abraço
    perpetuasoncela@gmail.com
    Att:
    Perpétua Soncela

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.