16 maio 2014

Torino 8 - Porta Palatina / Piazza della Repubblica




Emblema de Torino

A história de Torino é cheia de magias, lendas e contos fantásticos. Segundo uma teoria antiga, o nome da Itália vem de Italo que significa touro. E o nome de Torino também está relacionado ao touro, que tem destaque em seu emblema.

Na antiguidade a região de Torino era habitada por tribos celtas que tinham vindo dos Alpes à procura de terras férteis. Na época o Império de Cartago, que dominava todo o norte da África, desejava conquistar Roma.

Já esgotado todas as tentativas de atacar Roma pelo mar, o general cartaginês Hannibal resolveu atravessar os Alpes montado em enormes elefantes. Em sua longa marcha para Roma, as tropas de Hannibal arrasaram Taurasia, a capital do lendário Tauern.





Porta Palatina ou Porta Palazzo

Em torno de 27 a.C. os romanos conquistaram a região de Torino e fundaram a colônia Augusta Taurinorum para ser uma rota de comunicação com os Alpes. A construção da colônia seguiu os padrões tradicionais, dando a Torino quarteirões planejados cercados por grandes muralhas com quatro portas de acesso à cidade.

Uma delas é a Porta Palatina ou Porta Palazzo situada no Quadrilátero Romano, que contém os monumentos dedicados a Augustus Cesar e Julius Cesar. Após a queda do Império Romano foi criado o Ducado de Torino governardo pelos lombardos, até que em 1418 a cidade tornou-se propriedade do Ducado de Saboia.





Quadrilátero romano

A maioria das civilizações antigas tinham o hábito de caminhar ao redor das muralhas da cidade, que era considerado um ritual mágico. E um dos lugares mágicos da cidade é o Quadrilátero Romano, que é um dos lugares mais interessantes de Torino e o coração pulsante da Porta Palatina ou Porta Palazzo.

Localizado na parte da cidade habitada antigamente pelos romanos, a modernização social e ambiental tornou o lugar encantador com muitas boutiques, lojinhas de acessórios e edifícios antigos restaurados que margeiam suas ruas estreitas. É ainda onde estão muitos barzinhos que funcionam tanto durante o dia quanto à noite, tornando-se um dos lugares mais animados da vida noturna de Torino.






Piazza della Repubblica

É em Torino que acontece a cada dia o maior mercado a céu aberto da Europa. Está localizado na Piazza della Repubblica, que é a maior praça de Torino e a alma da Porta Palazzo. 






Criada originalmente em 1729 e renovada no decorrer dos séculos, os prédios em forma octognal abrangem o Mercado do Peixe, o Mercado de alimentação, o Mercado do Vestuário e Mercado, conhecido como Galpão do relógio.





Passear pelo mercado é uma forma de conhecer os costumes da cidade, o modo vibrante de viver em Torino e a coexistência entre diversas culturas presentes na cidade. Dependendo da época, também se encontra feiras de produtos agrícolas, roupas e artesanato do Piemonte em diversas ruas de Torino.

Há também o "mercado de pulgas" na Piazza Borgo Dora, onde você pode encontrar desde móveis, roupas, tapetes e artes em verdadeiras pechinchas, mas também decepções inesquecíveis para os menos atentos. Nem tudo é original, nem tudo é antigo como afirmam.






Salone del Gusto

Animação é o que não falta no Salone del Gusto / Terra Madre, quando é possível experimentar os sabores de todas as partes da Itália e também de diversos países do mundo. 

A próxima edição será realizada em outubro de 2014, permitindo deliciar-se com iguarias, bebidas, conhecer grandes mestres da gastronomia mundial, assistir conferências e palestras num ambiente delicioso do mundo dos alimentos.

Ao transitar pelo galpão do Lingotto Fiere encontra-se os sabores e produtos da Itália, Brasil, Estados Unidos, Japão, Índia, da África, Oceânia, países asiáticos, comidas árabes, doces argelinos ecomidas exóticas.

Há também aperitivos pouco conhecidos e a seção Enoteca, inteiramente dedicada a vinhos, licores, sucos e bebidas de todo o mundo. A feira promove o encontro de cozinheiros, agricultores, enólogos, chefs, pescadores, pastores, especialistas, artesãos e de bons gourmets de todos os cantos da Terra.


Continua no post: Piemonte Torino 9







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.