16 maio 2014

Torino 9.2 - Basilica de Superga





Basílica de Superga

No lugar mais alto da colina em torno de Torino está a Basílica de Superga, que é visível de qualquer parte da cidade. De longe ela parece pequenina, mas quando se chega diante da basílica tem-se a ideia exata de sua grandiosidade. É quando a gente se sente bem pequenino. 






O interior é magnifico e a cúpula da basílica é impressionante. Há duas capelas principais e quatro capelas secundárias. À esquerda da entrada estão as escadas que levam ao subsolo onde está a Cripta. 







A devoção a Nossa Senhora das Graças remonta a muitos séculos passados. Já em 1439, quando nem existia qualquer igreja, os fieis já se dirigiam a Superga para adorar uma santinha, a quem pediam graças e milagres. 






Do alto da colina tem-se uma bela vista panorâmica da cidade. E foi essa visão que deu origem à criação da basílica. Em 1704 Torino enfrentou um sério conflito com os franceses e o Duque Vittorio Amedeo II de Sabóia subiu até a montanha para observar o movimento dos inimigos.

Diante do iminente ataque, o duque fez uma promessa à Virgem Maria de que construiria uma igreja naquele local. Tendo vencido a batalha ele mandou construir a basílica que foi concluída em 1731 e onde estão os mausoléus de reis e príncipes da família Saboia.





Homenagem aos jogadores do Torino

Atrás da basílica existe uma homenagem aos 18 jogadores e da comissão técnica do Torino, que morreram num trágico acidente na colina de Superga. 

Em 04 de maio de 1949 a equipe do Torino estava retornando de uma partida realizada em Lisboa num voo que deveria chegar em Torino no final da tarde.

Entretanto a aeronave foi surpreendida por intenso nevoeiro, vindo a chocar-se contra a colina de Siérga. Nada restou da violenta explosão. 

Na época o Torino era uma das melhores equipes de futebol da Itália e da Europa, mas a tragédia mudou para sempre a história do clube. 

 



Estádio do Juventus

Os italianos são apaixonados por futebol e em Torino existem dois grandes clubes: o Torino (Il Toro Rosso) e a Juventus (La Juve Bianconera), que atualmente é uma das melhores equipes da Itália e foi consagrada campeã do Campeonato italiano nos últimos tempos.





Estádio olímpico de Torino

Existem dois estádios distantes do centro da cidade. De um lado, o belo e moderno Estádio da Juventus foi construído para a Copa do Mundo de 1990.  

Do outro lado da cidade está o Estádio Olimpico Torino, onde foram realizados os Jogos Olímpicos de 2006. 





Museu do Esporte

O tour nas dependências do estádio Torino permite conhecer o Museu do Esporte, que é um dos poucos museus esportivos do mundo.






Primeiro e único permanente na Itália dedicado a todos os esportes, o museu foi iniciado através de uma coleção particular, o acervo do museu cresceu tanto que hoje ocupa dois andares.






Na exposição há camisas de diversos clubes, troféus, materiais esportivos, fotos, bicicletas, motocicletas e homenagens a grandes campeões mundiais. 






Ha um stand especial dedicado ao piloto Ayrton Senna e aos jogadores brasileiros Zico e Pelé, que acalentaram a nossa paixão pelo futebol e pela Fórmula 1. 





Um comentário:

  1. Permesso, per piacere.
    Il Stadio construtto per il Mondiale di calcio 1990 si chiamava "Stadio Delle Alpi" (Gruppo C: Brasile, Svezia, Costa Rica, Scozia). Un Stadio comunale.
    Il Juventus Stadium è un altro Stadio. Inaugurato nel 2011 dopo la demolizione del Delle Alpi. Cinque anni dopo il Giocchi Olimpici Invernali 2006 (Stadio Olimpico, oggi Stadio Olimpico Grande Torino).
    Grazie a tutti voi di cuore. Auguri!

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.