06 junho 2018

Lendas italianas



Embora seja apenas um romance escrito por William Shakespeare em meados de 1.500,  os veroneses transformaram o conto em uma lenda, capaz de atrair milhares de casais apaixonados e interessados em conhecer a história do romance entre Romeo e Giulietta.

Segundo o autor, na cidade de Verona haviam duas nobres e poderosas famílias, que eram inimigas mortais: a família Montecchio e a família Capuletto. 

Vivendo em constantes conflitos e perturbando a paz na cidade, tais acontecimentos provocam a ira do Príncipe, que determinou severa punição aos envolvidos nos conflitos. Caso as brigas e provocações não cessassem, seriam punidos com a morte.

Romeo Montecchio, um jovem passional e destemido, tinha como melhores amigos e companheiros Benvólio e Mercúcio. Convidado por eles para ir a um baile de máscaras no castelo dos Capuleto, Romeo se encanta por uma jovem e bela moça, descobrindo depois ser Giulietta Capuletto, que corresponde ao encantamento.






Após a festa Romeo invade o jardim do castelo e escondido ouve Giulietta no terraço declarando seus sentimentos por ele. E assim ele decide revelar sua presença. 

Após trocarem juras de amor, marcam o casamento para o dia seguinte. Romeo vai à cela de Frei Lourenço e convence-o a realizar a cerimônia secreta. Com a ajuda da ama de Giulietta, a cerimônia é realizada.

Após a cerimônia, Romeo presencia um duelo entre seus amigos e Teobaldo Capuletto, primo de Giulietta. Mesmo desafiado Romeo nega-se a lutar, mas Teobaldo mata Mercúcio. Tomado pela cólera, Romeo mata Teobaldo. 

O Príncipe abranda a punição e permite que Romeo viva, mas resolve bani-lo da cidade para sempre. Giulietta prometida para casar com um conde, recebe a notícia dos acontecimentos e mantém-se apaixonada por seu marido. Manda a ama procurá-lo e entregar-lhe um anel como prova de seus sentimentos. 

Pede que Romeo vá até seu quarto. Ali eles trocam juras de amor e passam a noite juntos.  Assim que a cotovia anuncia o amanhecer, Romeo parte para outra cidade. A ama tenta convencer a jovem Giulietta de que Romeo não lhe serve, mas ela zanga-se. 

Os pais resolvem realizar o casamento de Giulietta com o Conde. Desesperada ela pede ajuda ao Frei, que a aconselha a aceitar o casamento para despistar seus pais, mas dá a ela um frasco de elixir para simular sua morte.






O plano consistia dela tomar o conteúdo do frasco, para que sua família acreditasse que estava morta. Dessa forma o casamento não seria realizado e o Frei mandaria uma carta para Romeo pedindo que ele viesse busca-la. Assim poderiam fugir e viver felizes para sempre. 

No entanto o mensageiro demora e Romeo fica sabendo apenas da morte de sua amada. Desesperado, Romeo retorna até Verona e encontra o corpo de sua amada na capela. Tomado de dor, ele decide morrer também. 

Usando um veneno verdadeiro, Romeo morre abraçado com sua amada. Frei Lorenzo encontra aquela cena triste e foge. Porém passa o efeito do remédio que Giulietta tinha tomado e ela acorda. 

Horrorizada Giulietta vê seu amor desfalecido e decide morrer junto de seu grande amor. Ela beija Romeo para absorver o veneno de seus lábios, mas fica frustrada em sua tentativa. 

Sem hesitar ela apanha a adaga de Romeo e crava-a no peito. Após a descoberta do casal moribundo, as famílias reconhecem seus erros, se perdoam-se mutuamente e juram manter a paz em nome do amor de seus filhos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.