14 outubro 2019

Napoli 8 Pignasecca, o mercado mais famoso de Nápoles






Um lugar muito especial de Napoli é Pignasecca, que abrange desde o Largo della Carità até o Parco Ventaglieri. Segundo uma antiga lenda, nessas imediações havia uma floresta onde viviam muitos corvos, que costumavam roubar objetos brilhantes e tudo que lhes chamasse a atenção.  

Porém eles resolveram importunar exatamente um bispo, que chegou a excomungar a floresta e todos os corvos. Pouco tempo depois, a floresta de pinheiros secou e os corvos desapareceram, deixando apenas uma terra árida e vazia. Assim a região passou a ser chamada: Pignasecca...





Mercado Pignasecca

Fazer um passeio por essas ruas significa mergulhar numa atmosfera única, bem diferente de outras regiões. Por ali encontra-se o mercado ao ar livre mais conhecido de Napoli. Funcionando todos os dias, esse é o lugar ideal para encontrar frutas frescas, queijos, vendedores de trippas, enguias vivas, peixes e o famoso bacalhau.






Além de inúmeras barracas de verduras, há também roupas, sapatos e diversas bugingangas. Todo mundo disputa um espaço apertadíssimo, enquanto os feirantes fazendo de tudo para chamar a atenção dos clientes. Assim como quase tudo em Napoli, o Mercado de Pignasecca é cheio, caótico e muito divertido.

Mesmo que você não queira comprar nada, vale a pena vaguear sem rumo, provando uma ou outra iguaria e apreciando o cenário bucólico desse mercado tradicional. Passar pelas inúmeras barracas, tabernas, trattorias e rotisseries, significa se deixar cativar pelas cores e pelas vozes; uma experiência emocionante.






Pode até ser preciso fazer malabarismos para se desviar de ciclomotores e carrinhos de mercadorias que entram e saem dos armazéns desde a manhã até a noite, mas depois de alguns minutos você vai se sentir parte dessa pequena comunidade, que envolve e atrai qualquer um que passa por ali.

O mercado de Pignasecca surgiu após o mercado na Piazza Dante ter sido abolido. Na época vendedores se mudaram com suas barracas para a porta Medina, também chamada de Via Pignasecca. 

Ao longo dos séculos, o mercado foi expandindo e invadindo as calçadas, até se tornar um mundo à parte. Além do mercado, em Pignasecca há outros destaques interessantes.





Piazza Montesanto
Igreja Santa Maria a Montesanto

Na Piazza Montesanto destaca-se a Igreja dedicada a Santa Maria a Montesanto, que no passado foi um mosteiro carmelita. Nessa igreja encontra-se os restos mortais de Alessandro Scarlatti falecido em 1725, o que comprova a estreita relação dos mestres da corte napolitana com essa igreja.

O detalhe nas torres dessa igreja chamam atenção. Em uma das torres há um relógio convencional que marca as horas. Na outra torre há um Sundial ou relógio de sol, cujas horas são determinadas pela sombra dos ponteiros em relação ao sol.





Palazzo Spinelli di Tarsia

Explorar essa rua significa encontrar deslumbrantes palácios, como o monumental Palazzo Spinelli di Tarsia, construído em 1730 por Ferdinando Spinelli, príncipe de Tarsia. Ele era um entusiasta da ciência e da matemática, por isso projetou o palácio de modo que tivesse um grande jardim e fosse bem iluminado pelo sol.

Com a extinção da família Spinelli, o palácio ficou abandonado até ser restaurado e transformado em moradias. No andar térreo funciona o Teatro Bracco, cujo nome é uma homenagem ao dramaturgo Roberto Bracco.





Palazzo Pignatelli di Monteleone 

No passado essa região ficava fora das muralhas da cidade e era ocupada por complexos religiosos e palácios onde habitavam nobres napolitanos.

Uma grande parte da região pertencia à família Pignatelli di Monteleone, que foram responsáveis por muitas construções, como o palácio que lhes servia de residência. Essa família tinha muito prestígio e muitas posses, algumas das quais foram doadas.





Igreja della Santissima Trinità dei Pellegrini
Ospedale dei Pellegrini

Fundada no século 16 por Fabrizio Pignatelli di Monteleone, membro cavaleiro de Jerusalém, a Igreja della Santissima Trinità dei Pellegrini e o Complesso Museale foi doado para irmandade da Santíssima Trindade, inclusive o hospital que foi ampliado junto com a igreja em 1769. O hospital Pellegrini tinha por objetivo oferecer cuidados e alívio para os necessitados e os pobres, mas também para acomodar os peregrinos em trânsito em Napoli.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.