15 outubro 2019

Napoli 9 Quartieri Spagnoli




Quartieri Spagnoli

Paralelamente à luxuosa Via Toledo há um labirinto de vielas que caracterizam o Quartieri Spagnoli ou bairro espanhol de Napoli. Percorrer esses quarteirões ricos em história, que surgiram durante o período em que os espanhóis dominaram Napoli, significa conhecer o verdadeiro e autêntico modo de vida napolitano.






Situado no coração de Napoli, na época a criação do bairro tinha a intenção de encontrar alojamento para os muitos soldados presentes na cidade, porém se tornou um lugar de perdição, contrabando e prostituição, onde os soldados procuravam entretenimento. 

Muitos crimes e abusos eram cometidos, porém hoje certamente são bastante diferentes. Nos últimos anos tem havido uma tentativa de tornar a área mais segura e reavaliar as muitas joias arquitetônicas escondidas em locais pouco populares entre os turistas.






Nessa área pitoresca de Napoli, passa-se sob os lençóis e roupas dependuradas nos varais para secar, que deixam os becos onde o sol não chega cheios de cores. Entre becos e vielas, alguns prédios ainda possuem terraços ou pequenos pátios.






As janelas sempre abertas parecem convidar transeuntes para olhar dentro da casa. Embora não seja completamente seguro andar pelos becos durante a noite, esse é um lugar de agradáveis descobertas, onde encontram-se oficinas artesanais que fabricam cintos, bolsas e sapatos à mão.






Nas tratorias simples há pratos autênticos, como a simples cobertura de espaguete com tomate fresco e orégano, uma especialidade totalmente mediterrânea. 

Nessa área encontra-se restaurantes que servem boa comida a preços razoáveis, por isso estão sempre cheios de turistas esperando para serem atendidos. Ali o restaurante da Nennella é bem conhecido, um lugar onde gosto e diversão são garantidos.






Pelas vielas os aromas da cozinha começam a vagar bem cedo. E por ser um bairro romântico, uma forma de conquistar uma mulher ainda é através da serenata. Aliás, por ali há canto, música e dança nas festas improvisadas, que podem durar toda a noite incluindo os vizinhos.

Em meios a muitas pichações, há inúmeras frases e declarações de amor. Com seus usos e costumes próprios, somente quem nasceu entre as ruas estreitas conseguem entender como é bom viver em comunidade. Uma maneira simples de existir, fortemente influenciada por tradições e ritos. 





Immacolata Concezione

Em vários becos pode-se encontrar pequenos oratórios iluminados, que testemunham a fé dos moradores. Aos domingos, por ocasião da missa, é costume vestir as melhores roupas e jejuar até o momento de receber o sacramento da Eucaristia.

Em 8 de dezembro é quase um ultraje não ir ao altar de Nossa Senhora dell’Immacolata Concezione, dia em que os napolitanos costumam montar o presépio. O símbolo desse momento é de pura sacralidade antes de iniciar as preparações para o Natal. 





Igreja della Santissima Trinità degli Spagnoli 

A origem espanhola ainda se mantém viva no nome de muitas ruas, como a Rua Trinità degli Spagnoli onde está a Igreja della Santissima Trinità degli Spagnoli, que se tornou um destino de peregrinação. Próximo a essa igreja está o Vico della Tofa, que deve o seu nome a uma concha perfurada que, soprando, produz um ruído profundo e prolongado.

O ruído é um pouco parecido com o ruído das sirenes que anunciam a entrada dos navios no porto. Antes de ter esse nome, esse Vico era chamado de Vico da Pedra da Paciência por causa de uma pedra que havia no local, onde antigos napolitanos pacientemente tentavam suportar seus problemas e angústias.





Igreja di Sant'Anne di Palazzo  

Entre outras igrejas, por ali encontra-se a Igreja di Sant'Anne di Palazzo, que foi construída sobre uma propriedade da família Lauro, que em 1572 fez a doação a uma irmandade de dominicanos da Congregação do Rosário. 

O brasão de armas afixado acima da porta é a única referência à origem da Igreja. Dada à proximidade com o palácio real, no período do barroco numerosas intervenções de artistas bem conhecidos se seguiram nessa igreja.





Santa Maria Francesca delle Cinque Piaghes 


No pequeno santuário dedicado a Santa Maria Francesca delle Cinque Piaghes se concentram muitos fiéis, especialmente jovens casais que mantém a fé e esperança de procriar. Famosa nessa igreja é a Sedia della fertilità, uma cadeira milagrosa situada ao lado da igreja, para a qual se dirigem as mulheres que tem dificuldade de engravidar.






O caminho que leva à cadeira é ornamentado com as cores azul e rosa, além de fotos de crianças, que dizem terem nascido por interseção milagrosa da santa. Basta sentar-se na cadeira e fazer o pedido com fé, para que o desejo de ser mãe se realize.






Segundo contam, a santa nascida em Nápoles em 1715 se tornou uma freita aos 16 anos. tendo em sua vida recebido os estigmas das dores da paixão de Cristo. Isso deu origem ao nome "Santa Maria Francesca das cinco feridas". No local da igreja ela viveu e morreu aos 76 anos. Canonizada pelo Papa em 1867, é considerada santa protetora de Napoli junto com San Gennaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.