As construções de Torino são um deleite para os olhos daqueles que apreciam formas e estilos arquitetônicos e artísticos. Em toda cidade há detalhes interessantes que tornam a cidade uma verdadeira galeria de arte.
A história da arte em Torino foi influenciada pelos movimentos artísticos e culturais da Europa, mas principalmente pela influência dos Duques de Sabóia que patrocinaram pintores, escritores, poetas e arquitetos que criaram a identidade de Torino.
Palazzo della Città
Uma rua estreita liga a Piazza Castello até a Piazza Palazzo della Città. Rodeada de pórticos, o centro da praça é marcado por um monumento dedicado a Amadeus VI de Sabóia.
Vulgarmente era conhecido como Conde Verde, porque usava sempre uma capa dessa cor. Localizado na parte central da antiga cidade romana, o palácio era a câmara municipal, com a torre cívica e o relógio.
Fonte Piazza Solferino
A Piazza del Legno só madeiras. A Piazza del Burro só manteiga etc. Todas elas situavam-se próximas e foram sendo absorvidas pelas construções posteriores.
O duque Vittorio Amadeus III di Saboia tinha paixão pelas artes e em sua época fundou várias academias e galerias de arte.
Pinacoteca Albertina
O duque Vittorio Amadeus III di Saboia tinha paixão pelas artes e em sua época fundou várias academias e galerias de arte.
A Academia Albertina conhecida em todo o mundo surgiu em 1778, que na época era conhecida como Academia Real de Belas Artes.
A partir dessa época foram surgindo dezenas de museus e galerias de arte que estão espalhados por toda a cidade.
Galeria Sabauda
Imperdível é o Museu de Arte Moderna e Contemporânea que funciona no "Castello di Rivoli", mas por ser fora da cidade muitas pessoas desistem de ir até o castelo.
Entretanto tem muito a ver no centro da cidade, como a galeria do Palazzo Bricherasio, a exposição do Palazzo Benso Cavour, a Galeria Sabauda e uma dezenas de museus e várias pinacotecas.
Luci d'Artista
Dependendo da época encontra-se na cidade exposições em praças e ruas que se transformam em verdadeiras galerias de arte.
No final do ano a grande atração é a exposição temporária "Luci d'Artista", quando diversos artistas criam verdadeiras obras de arte com luzes por toda cidade dando realce às ruas, arcadas, árvores, monumentos, palácios e igrejas.
Muitas construções e monumentos que passam despercebidos durante o ano, se destacam com os reflexos das luzes coloridas.
Algumas obras são itinerantes e transportadas a diferentes lugares através de reboques. O evento é tão esperado que há até cerimônia de lançamento.
Nessa época também acontece o Mercadinho de Natal, que é a oportunidade de apreciar muitos artesanatos típicos, comidas e vinhos.
Continua no post: Piemonte Torino 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários