01 janeiro 2021

Torino 4 - Museu Egipcio e Museu do Cinema Italiano

 



Museu Egípcio

Nas imediações da Piazza Carignano está o Museu de antiguidades egipcias, mais conhecido como Museo Egizio, que possui a maior coleção de antiguidades egípcias do mundo fora do Egito.





Situado no Palazzo dell'Accademia delle Scienze, percorrer o museu significa passar por milhares peças do antigo mundo, como joias, estátuas de deuses, papiros, tumbas, túmulos, múmias, sarcófagos e restos de templos que permitem um mergulho na civilização faraônica.




  






O museu teve início a partir de 1800 com os artefatos encontrados por um arqueólogo que doou seus achados para Torino e algumas peças compradas de colecionadores pelo Duque Carlo Felice em 1824. 

Depois disso, foram adquiridas outras peças e o próprio diretor do museu liderou uma grande campanha para outras escavações no Egito. Isso resultou em mais de 30.000 peças em exposição.





Molle Antonelliana 

Um símbolo de Torino conhecido em todo mundo é a Molle Antonelliana, cuja torre de 167 metros se sobressai entre os prédios. Seu nome provém do arquiteto Alessandro Antonelli que a projetou e assumiu sua construção entre 1863 e 1897, tendo sido marcada por vários acontecimentos infelizes.






Inicialmente deveria ser uma sinagoga, porém um terremoto obrigou ao arquiteto a fazer mudanças no projeto. Como o projeto estava demorando muito e tinha superado a previsão de custos, a comunidade judaica desistiu do projeto e só foi continuada devido ao governo da cidade.






Antes havia um gênio alado na extremidade da torre, que foi derrubado por um tornado e substituído por uma estrela. 

Quase cinquenta anos depois um novo tornado derrubou parte da torre que teve de ser reconstruída. Ao final tornou-se uma obra prima, tendo sido uma das primeiras construções da cidade iluminadas por chamas a gás.





Museu Nacional do Cinema italiano

Atualmente a Molle é a sede do Museu Nacional do Cinema italiano, onde estão os primeiros filmes italianos e algumas relíquias de grande valor. Torino foi a primeira capital do cinema italiano, onde foram criadas as primeiras produções cinematográficas.






Dispondo de confortáveis poltronas e fones de ouvido individuais, pode-se assistir alguns sets de grandes filmes. O lugar é encantador, tendo no centro um elevador panorâmico que ergue os visitantes até a cúpula a 85 metros de altura em menos de 1 minuto.






Perto da Molle, no prédio da emissora RAI está o Museo della Radio e della Televisione, que conta a fascinante história do rádio e da televisão desde as invenções de Guglielmo Marconi até os dias atuais. 

O museu é uma homenagem ao italiano Marconi que foi considerado o inventor oficial do rádio e do telégrafo em 1909, onde pode-se consultar os arquivos digitais.





La Fetta di Polenta

As construções de Torino resultam do trabalho de excelentes arquitetos, que transformaram a cidade numa magnífica obra de arte. 

Um deles foi Alessandro Antonelli, um arquiteto italiano tão criativo e ousado, que não desistia de seus projetos mesmo diante de incríveis desafios. 

Certa vez tendo um pequeno terreno de forma triangular e não conseguindo convencer ao proprietário do terreno adjacente a vendê-lo, Antonelli quis demonstrar que era capaz de construir algo no lugar. Se não tinha espaço em largura ele aproveitaria a altura. 






E foi dessa forma que ele construiu em 1840 um prédio de 6 andares numa forma triangular, que ganhou uma pintura externa na cor amarela. Daí em diante passou a ser chamado "La Fetta di Polenta" ou "Fatia de Polenta". 

Localizado a poucas quadras do museu, esse pequeno edifício se tornou uma das curiosidades de Torino. Depois de concluído, o prédio era tão estreito que ninguém queria morar nele por medo que ele viesse desabar. 

Para provar que era seguro Antonelli viveu algum tempo com sua esposa no edifício, que desafiou o regras clássicas em termos de construção...


Continua no post: Piemonte Torino 5






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.