Teatro Regio
Em um dos lados da Piazza Castello está o Teatro Regio, que foi construído entre 1713/1749. Em sua história o teatro recebeu grandes mestres da música, tendo passado por diversas restaurações e modificações a longo dos séculos.
Numa época foi destruído por um incêndio e depois pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Torino foi duramente castigada pelos efeitos das guerras e muito do que se vê hoje teve de ser reconstruído.
O teatro permaneceu fechado para reformas por um longo tempo e foi reinaugurado em 1973 com uma ópera de Giuseppe Verdi.
Embora sua fachada externa seja comum, o interior do teatro exala um charme irresistível com sua decoração em veludo vermelho que contrasta com a cascata de luzes sobre a plateia.
Teatro Carignano
A poucos metros da Piazza Castelo chega-se a Piazza Carignano onde existe o antigo Teatro Carignano, que é um dos mais antigos e importantes teatros da Itália. Segundo contam, no local havia em 1615 um local de entretenimento que foi comprado por Emanuele Filiberto, um dos primos do duque de Savoia.
Depois de sua morte seu filho, o duque encomendou o teatro que continha diversos afrescos. Tendo passado por diversas restaurações, chama atenção o teto que contém o afresco o "Triunfo de Baco". |
Teatro Alfieri
Palazzo Carignano / Piazza Carignano
Na Piazza Carignano está o belo Palazzo Carignano, que foi uma residência de Emanuele Filiberto di Sabóia Carignano e Caterina D'Este, filha do Duque de Ferrara.
Entre 1679-1684 o duque encomendou ao célebre arquiteto Guarino Guarini uma construção que tivesse o estilo de típico do barroco piemontês.
O projeto resultou no elegante prédio em tijolos marrons com um interior esplendidamente afrescado e decorado com estuque, que deu à praça uma elegância aristocrática.
Palazzo Carignano / Piazza Carlo Alberto
O palácio possui um enorme pátio central que tem saída para a Piazza Carlo Alberto, onde existe outra fachada em estilo eclético.
Atualmente é a sede do Museo Nazionale del Rissorgimento Italiano, que possui dezenas de salas retratando os heróis da independência e unificação italiana, sendo uma delas dedicada a Guiseppe Garibaldi.
Cada seção se concentra em um tema, tendo obras de artes, documentos e narrações multimídia que compreende o século 18 até o final da Segunda Guerra Mundial.
Biblioteca Nazionale
É uma das maiores bibliotecas da Itália, que contém milhares de obras raras em seu acervo, sendo que muitas obras foram destruídas por um incêndio em 1904 e depois pela guerra.
Continua no post: Piemonte Torino 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários