22 fevereiro 2022

Ferrara, joia do renascimento 9.1 - Piazza Ariostea / Palio de Ferrara

 


Piazza Ariostea

Cada uma das praças de Ferrara guarda séculos de histórias e uma que tem muita história para contar é a Piazza Ariostea. Em formato oval, essa praça foi projetada pelo arquiteto Biagio Rossetti em 1883, para ser o coração econômico e comercial da cidade. 




Como ali se pretendia construir um mercado, a princípio foi chamada Piazza Nuova ou Piazza Mercato, mas em homenagem a Ludovico Ariosto passou a ser chamada Piazza Ariostea. Por esse motivo ao centro da praça existe um monumento em homenagem a Ludovico Ariosto. 1883.


Quem foi Ludovico Ariosto?

Por ter realizado algumas missões diplomáticas, Ludovico Ariosto tinha alguns privilégios na corte. Ele chegou em Ferrara aos 10 anos, onde seu pai trabalhava como membro do tribunal. Estudou Direito, mas dedicou-se também à poesia, tendo como mestres grandes escritores do Renascimento. 

Falecido em 1533, muitas homenagens lhe foram prestadas, como a nomeação da Piazza Arioste e o seu mausoléu, que encontra-se na Bibloteca Comunale. A casa onde Ludovico Ariosto viveu seus últimos anos de vida tem uma fachada simples e contém a inscrição na porta: "Parva, sed apta mihi, sed obnoxia null, sed sórdido, começa meo, sed tamen interior aere domus". 

Localizada na Via Ariosto, a casa foi transformada em museu. O primeiro andar é dedicado ao poeta. Algumas edições das suas obras e muitas medalhas o representam. No pequeno corredor central guarda na vitrine a preciosa edição do "Orlando Furioso" ilustrada por Gustave Doré de 1881.



Palazzo Ronchegalli-Rondinelli 

/ Palazzo Strozzi-Bevilacqua 

As construções que se abrem para a Piazza Ariostea são muito simples. Uma delas é o Palazzo Rondinelli, que foi construído no século 15 pelo arquiteto Biagio Rossetti, que se destaca sobretudo pelo amplo alpendre com 22 arcos, com um teto de madeira que serve como uma rua coberta. Do outro lado encontra-se o Palazzo Strozzi - Bevilacqua, cuja característica principal é o seu amplo alpendre com 15 arcos. 



 Palio de Ferrara: o mais antigo do mundo

Ferrara tem uma agenda de eventos que animam a cidade durante todo o ano todo. Um desses eventos é o Palio de Ferrara, que é considerado o mais antigo no mundo. 



Oficializado em 1259 durante o governo de Azzo d'Este VII, vários dias de eventos marcam essa celebração que consta de desfiles com roupas luxuosas da época medieval, seguidos de armeiros, músicos etc. 




O desfile tem início na Porta degli Angeli e segue ao longo do Corso Ercole I até chegar no Castello Estense. Realizado no mês de maio, quando arquibancadas são montadas na Piazza Ariostea para receber o público. 



Os sbandieratori demonstram sua destreza e habilidade de rodopiar as bandeiras, trazendo beleza, cor e emoção ao evento. Participam da competição oito equipes pertencentes aos distritos de Ferrara. 




Os quatro distritos situados dentro das muralhas são chamados Rione, enquanto aqueles fora dos muros são chamados Borgo. São eles:

  • Rione San Benedetto / branco e azul
  • Rione San Paolo / branco e preto 
  • Rione Santo Spirito / verde e amarelo
  • Rione Santa maria in Vado / amarelo e violeta
  • Borgo San Giovanni / azul e vermelho    
  • Borgo San Luca / Vermelho e verde 
  • Borgo San Giacomo / azul e amarelo 
  • Borgo San Giacomo / vermelho e amarelo   



Na pista oval da Piazza  Ariostea ocorrem as corridas de ponei e cavalos. Os meninos disputam o Palio di San Romano, as meninas disputam o Palio di San Paolo, a corrida de burros disputa o Palio di San Maurelio e a corrida de cavalos disputa o Palio di San Giorgio. 



Na Catedral é feita a benção do Palio de Ferrara. Suas características são diferentes de outros. Ao contrário de outras cidades que realizam o Palio como recordação de guerra, em Ferrara é caracterizado por uma celebração de alegria. E por ser uma ocasião de festa, bares, cafés e restaurantes ficam lotados. 


continua no post Ferrara 9.2...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.