22 fevereiro 2022

Ferrara, joia do renascimento 9.3 - Quadrivio

 


Palazzo Massari - Giovanni Boldini 

Museo dell'Ottocento

Junto à Piazza Ariostea encontram-se belíssimos palácios, entre eles o suntuoso Palazzo Massari, local onde viveu Giovanni Boldini, que em sua época foi o mais famoso retratista da sociedade. Com seu estilo próprio e inconfundível, as mulheres mais fascinantes da época disputavam para posar para ele e ser ser imortalizada por seu pincel. 

Construído no Corso Porta Mare ao final do século 16, posteriormente esse palácio passou por várias modificações e ampliações. Em seus suntuosos salões funciona o Museo dell'Ottocento, que remonta a evolução das artes em Ferrara no século 19, através de pinturas e esculturas. Na galeria estão obras de arte Moderna e Contemporânea. 



Parco Massari

O Palazzzo Massari está inserido no Parco Massari, que foi projetado em 1780 para ser o jardim do palácio. Em sua época era cercado por um muro e tinha sete portais, dos quais resta apenas um. Muito prestigiado, atualmente é possível caminhar ao longo de suas avenidas e admirar os jardins. Nesse lugar romântico, entre outras esculturas está o busto de Dante Alighieri, Giuseppe Verdi e de Cesare Battisti. 



Quadrivio degli Angeli

Quadrivium era o nome dado aos melhores exemplos de arquitetura da cidade, encontrados no cruzamento entre o Corso Ercole d'Este e o Corso Porta Mare. O objetivo na época era reunir construções com pesos arquitetônicos diferentes, por isso encontramos juntos os belos palácios: Palazzo dei Diamanti, Palazzo Bevilacqua-Rossetti, Palazzo Turchi di Bagno e o Palazzo Prosperi Sacrati. 



Palazzo dei Diamanti / Pinacoteca Nazionale

Desenhado pelo arquiteto Biagio Rossetti, essa é uma das mais famosas obras do Renascimento italiano. Com uma fachada coberta por 8.500 blocos de mármore branco e rosa, seu interior é ricamente decorado.  O palácio simboliza o prestígio e a gloria da Casa dos Estes.




Construído em 1493/1503 durante o governo de Ercole I, esse palácio se tornaria a residência de seu irmão Segismondo I.  As pinturas mais antigas são grandes afrescos e painéis de madeira com fundos folheados a ouro, como a Madona e o Menino de Gentile da Fabriano. Na atualidade o palácio é a sede da Pinacoteca Nazionale, tendo em sua galeria belas pinturas do século 17 da Escola de Ferrara.



Palazzo Turchi di Bagno

Museu de Paleontologia e Preistoria / Jardim Botânico

Também projetado pelo arquiteto Biagio Rossetti em 1492, esse palácio localizado em frente ao Palazzo Diamanti é um museu que foi criado pelo Professor Piero Leonardi, que era muito dedicado à museologia científica. A exposição tem várias seções de Paleontologia de Vertebrados e Invertebrados, Pré-história e Geologia Histórica, além do Jardim Botânico e herbário.  



Palazzo Prosperi Sacrati  

Nesse palácio em estilo renascentista destaca-se o portal e a varanda salientes em mármore, além de uma varanda de canto. Igualmente foi projetado pelo arquiteto Biagio Rossetti em 1493, como parte do projeto Quadrivio, tornando-se posteriormente a residência do médico pessoal da corte. 



Palazzo Bevilacqua-Rossetti 

Esse é um palácio sóbrio onde residia o Conde Bonifacio Bevilacqua, até ser vendido o para a família Este. Foi a residência de Cesare d'Este, que se mudou quando a Santa Sé reassumiu o poder na cidade. Em 1633 foi vendido à família Rossetti. Erguido em 1493 entre a via Ercole I d'Este e Corso Porta Mare, no século 18 o palácio foi usado como quartel.  




Museu do Movimento de Resorgimento e Resistência 

Ao lado do Palazzo dei Diamanti encontra-se o Museu do Movimento de Resorgimento e Resistência, que tem por objetivo expor uma coleção de armas, mosquetes, baionetas, uniformes militares, fotos, antigos documentos e outros objetos relacionados com a época.

A coleção começa com objetos e documentos que retratam os eventos desde 1848 até a Segunda Guerra Mundial. Em 1878 foi encomendada a escultura do rei Vittorio Emanuele, que demorou dez anos para ser concluída. Apesar do longo tempo de espera, a obra se mostrou perfeita. Dizem que a escultura esteve em diversos lugares, até ser colocada na entrada desse museu. 

Em comemoração ao primeiro centenário do nascimento do "Herói dos Dois Mundos", foi erguida no suave cenário verde dos jardins da viale Cavour um monumento dedicado a Giuseppe Garibaldi. Trabalhada pelo escultor Tullo Golfarelli, a obra foi concluída em 1907. 

Por ocasião do aniversário da violação da Porta Pia, uma coroa de louros foi colocada na base do monumento. Porém o monumento de bronze sofreu um grave ato de vandalismo. Depois de restaurado, encontra-se tal qual foi concebido. 



Palazzo Giulio d'Este 

Situado no Corso Ercole I, esse foi um dos primeiros palácios da região. Foi transformado em residência de Giulio d'Este, que se tornou famoso devido à conspiração contra o Duque Alfonso I. A construção do palácio é atribuída a Biagio Rossetti, que comandou s obras entre 1477-1516. Atualmente é a sede da Prefeitura.  



Palazzo Paradiso / Bibllioteca Comunale Ariostea

Durante o governo do Duque Alberto V diversas obras foram feitas para mudar a face da cidade, momento em que foram feitas muitas construções, das quais resultou o  Palazzo del Paradiso. Situado na Via delle Scienze, esse palácio foi erguido em 1391 como um local para lazer para a corte. 

Na época de sua construção recebeu muitos afrescos com cenas da vida e romances da corte. Atualmente o palácio abriga a Biblioteca Comunale Ariostea, que contém uma coleção de 400.000 objetos, além de um mausoléu em homenagem ao poeta Ludovico Ariosto. 


Palazzo Roverella

Construído pelo arquiteto Biagio Rossetti em 1508, foi encomendado por Gaetano Magnanini, secretário do Duque Alfonso I d'Este . Tornou propriedade da família Roverella no século 19. Seu detalhe são as colunas de terracota decoradas em relevo. 



Casa Biaggio Rossetti / via XX settembre

Depois de projetar os maiores e mais belos palácios de Ferrara, o renomado arquiteto Biaggio Rossetti, com certeza, iria caprichar na construção de sua própria residência. Assim em 1490 ele deu início à obra que se tornaria a Casa de Rossetti. 

Transformado em Museu de Arquitetura , no local atualmente há um centro de pesquisa e documentação, além de exposições e conferências sobre o trabalho de grandes arquitetos do passado e do presente, com ênfase em restauração. 

O elegante edifício de tamanho modesto, foi construído com dois andares e decorado com azulejos, enquanto seu interior está estruturado para ter três quartos no primeiro andar, cada um tem janelas laterais nivelado com as paredes e uma lareira central.


continua no post Ferrara 9.4...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.