09 agosto 2023

Borgo Parrini, a " pequena Barcelona" da Itália




Localizada nas imediações de Palermo, Borgo Parrini é uma pequena aldeia que atrai muitos turistas e curiosos da Sicília e de toda a Itália. 





Descrita como a "Pequena Barcelona", ​basta passear por suas ruelas floridas e calçadas de paralelepípedos, para que você se sinta cercado pelo modernismo do artista catalão Antoni Gaudì.





Hoje Borgo Parrini parece uma galeria de arte.  As casas brancas com portas e janelas coloridas, além das esculturas cobertas de mosaicos de vidro no estilo de Gaudí e majólicas, criaram uma atmosfera espanhola.







Pintura de rostos famosos podem ser encontradas nas paredes externas das casas, tal como o rosto de Frida Kahlo ou citações inspiradoras de visionários, como o Papa João Paulo II e Gandhi.




Porém, nem sempre foi assim. Entre os séculos 19/20 muitas pessoas vislumbraram oportunidades de vida diferente e muitas famílias mudaram-se para grandes cidades.


 



Por muito tempo a cidade ficou abandonada, até que Giuseppe Gaglio, um dos moradores do povoado, decidiu decorar e tornar únicas as casas da aldeia. Inspirado na arte de Antoni Gaudi, ele tornou a aldeia fantasma num destino turístico imperdível.






Tanto nas formas quanto nas cores, vivas e brilhantes, caminhando pelas ruas da vila encontram-se esculturas em mosaicos de vidro e majólica, além de flores por todos os lados. A cada dia, novas obras vão surgindo...





Algumas casas possuem curiosos motivos decorativos internos, que remetem aos costumes do passado, podendo ser visitadas mediante uma pequena taxa. Há também uma coleção de manufaturas criadas por artistas locais.




A pequena aldeia foi fundada entre os séculos 16/17,  XVI e XVII, quando os padres do noviciado jesuíta de Palermo, chamados Parrini, compraram essas terras agrícolas e ali construíram um engenho. 



Entre as casas coloridas, decoradas e embelezadas com belos murais, junto à entrada da vila encontra-se a pequena Igreja dedicada Santa Maria del Rosario, que foi construída pelos padres no século 18.




Logo depois, casas para colonos e vários armazéns se juntaram para criar a aldeia. Quando a ordem religiosa foi extinta, essas terras foram passadas para as mãos do príncipe francês Henri d'Orléans - duque de Aumale. 




O Duque incentivou a produção do Moscatello dello Zucco, vinho comercializado em toda a Europa. Ainda hoje o vinho de cor dourada é produzido utilizando as antigas vinhas da região.




Outra especialidade de Parrini é o seu delicioso pão artesanal,  que há muitos anos faz sucesso na região. Administrado pela Senhora Santa, que ali trabalhou até morrer aos 94 anos, hoje quem atende é Antonio, seu filho mais velho.  




Em todos os dias o pão é preparado de acordo com a receita da mãe, além de biscoitos que são assados no forno alimentado com cascas de amêndoas perfumadas. A deliciosa Cassatelle, recheada com creme de ricota, é preparada nos finais de semana. 




No verão, a melhor hora para visitar Borgo Parrini é durante a manhã, antes de seguir para as belas praias entre Terrasini e Cinisi. No final da tarde o clima fica surreal quanto surge o maravilhoso pôr do sol...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.