13 agosto 2010

Alberobello, a cidade dos trullos







Localizada ao sul da Puglia na província de Bari, Alberobello possui um cenário de conto de fadas. A vila composta por mais de 1400 trulli é uma  verdadeira joia. Com uma arquitetura popular e única no mundo, basta caminhar pela cidade para descobrir a criatividade de seus antigos e atuais moradores. 






A pequena cidade se destaca por conta do curioso formato de suas casas. Declaradas como Patrimônio da humanidade,  a história dos célebres "trulli de Alberobello" está ligada à uma antiga exigência de um tributo para cada novo assentamento. 






Os antigos condes que governavam a cidade exigiram que se edificassem as casas de pedra seca, assim os camponeses encontraram na forma redonda com teto de cúpula autoportante, composto por círculos de pedra sobrepostos, a configuração mais simples e sólida.






Os tetos dos trullos, com pináculos decorativos, está inspirada em elementos simbólicos, místicos e religiosos. A maestría conseguida para a construção do trullo identificava o artesão, e baseando na qualidade do pináculo.






Através disso podia-se então identificar, não só a habilidade artesanal do construtor, como também o valor construção. Uma maior despesa na construção do trullo identificava os mais ricos dos mais pobres.






As origens da cidade remontam-se aos meados de 1600 quando, sendo um pequeno feudo sob o domínio dos Acquaviva, Condes de Conversano, começou a ser povoada por camponeses.






Os condes autorizaram a construção, desde que fossem de pedras secas, que seria de fácil destruição no caso de uma inspeção régia. Isto se devia à norma existente no Reino de Nápoles desde o século 15.






Com a astuta proposta, os camponeses podiam construir suas casas, que eram consideradas construções precárias e evitava-se o imposto. Quase 200 anos depois, o rei Fernando I de Bourbon emitiu um decreto tornando-os livres para edificar suas casas que permanecem até o presente...






O centro histórico de Alberobello é dividido em duas áreas: Rione Monti e Aia Piccola, a área monumental e a mais pitoresca, onde você só encontra trulli unidos em grupos.  A igreja trullo de Sant'Antonio remonta ao início dos anos 900.






Tudo é um emaranhado de becos estreitos e sinuosos entre os quais é bom se perder, deixando o carro em um estacionamento para descobrir Alberobello completamente a pé. 






Entre surpresas contínuas e fotos esplêndidas, no bairro dei Monti, através de um lance de escadas chega-se a um pequeno terraço, o Miradouro de Alberobello. Desta varanda tem-se uma maravilhosa vista da cidade.
 





Numa loja de Alberobello há uma em miniatura da cidade.  A entrada é gratuita e não é preciso comprar nada. Mas são benvindas as doações na caixa da parede.







Entre as muitas atrações de Alberobello, o  Museu do Território - "Casa Pezzola" se destaca. Instalado em 15 trulli comunicantes, esse lugar conta toda a tradição e cultura da região,  onde são explicadas as principais atividades de produção das uvas, do trigo e do azeite.






Denominado "Casa Pezzolla", a construção pertenceu em 1700 a Giacomo Pezzolla, doutor dos nobres Acquaviva. Construída com recurso a argamassa, transgrediu  o princípio da construção a seco, típico de Alberobello. 






Por esta razão, durante esses anos essa casa tornou-se a casa mais fascinante e aristocrática, depois da do conde. A partir de 1980a Casa Pezzolla tornou-se propriedade do Município de Alberobello.






Seu centro urbano estende-se no meio da serra, entre oliveiras, amendoeiras e vinhas. Uma boa experiência em Alberobello é desfrutar de um tour guiado por um vinhedo e uma vinícola, onde se pode aprender sobre o processo de produção de vinho e a história da vinícola. 






No tour guiado por um especialista local são servidos para degustação vinhos diferentes, acompanhados de deliciosos produtos locais como  queijos, salames e abobrinhas secas ao sol. 






Saboreie uma taça de "Minutolo" (branco) servido com bruschetta de pão de sêmola, coberta com tomates da horta e azeite de oliva extra virgem, ou queijo Primosale, acompanhado de geleia de Minutolo. Por fim, saboreie uma taça de "Primitivo" tinto, combinado com queijo Caciocavallo, servido com mel de cereja.





Video de Alberobello




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.