23 setembro 2010

Ostuni e Cisternino, as cidades brancas


No cume de uma solitária colina surge Ostuni na Região da Puglia. Conhecida como a Città Bianca pela cor de suas casas pintadas em cal vivo, é possível avistá-la de muito longe.





O uso do cal deriva do período das pestes e também serve para iluminar as estradas entre as casas construídas uma ao lado da outra.
Um pouco adiante está Cisternino que segue o mesmo padrão de casas brancas. Seu nome deriva do grego Astu- neon, que significa cidade nova referindo-se a uma provável cidade que talvez tivesse existido naquela colina.






Um importante achado é a crípta de Santa Maria de Agnano onde jazia o esqueleto de uma mulher grávida (25 000 anos). Sabe-se que durante a Segunda Guerra Púnica houve muitas batalhas na região (220- 205 a.C.) e pouco se sabe da fase imperial e medieval, mas o povoado existia já por volta do ano 1.000 pouco antes da chegada dos normandos.





Célebre é o azeite da região e nos últimos anos se tornou ponto turístico devido à beleza de suas pequenas ruas. Em Ostuni se entra através da Porta Nova e Porta San Demetrio que se abrem nas muralhas. Também tem lindas igrejas: S. Giacomo di Compostella, S. Maria Annunziata, a sobria Madonna della Nova e a Catedral com esplendida vidraça rosone, todas do século 15. É possível descansar fazendo uma visita na Villa Comunale, único parque da cidadezinha.






Os povos mais antigos já usavam o azeite na culinária. Como produto de beleza, o azeite era considerado o elixir da juventude. Este costume está voltando aos poucos. O Spa La Fontanina, perto de Ostuni, usa o azeite extra virgem das suas plantações
de oliveiras como o produto principal em seu centro de beleza. São oferecidos vários tipos de massagens para revitalizar todo tipo de pele. Entre elas, o envolvimento no azeite e flocos de sal marinho natural, um tratamento nutriente e hidratante para o corpo. Um luxo!




SpA La Fontanina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.