17 outubro 2010

Péscia, a cidade de Pinocchio





Pescia é uma cidadezinha medieval da Toscana, localizada na base de dois longos vales da montanha pertencente à província de Pistoia. Dividida em duas áreas urbanas pelo rio Pescia, essas áreas são muito contrastantes.






A leste a cidade cresceu ao redor da Catedral, Paróquia de Santa Maria, de forma circular. À oeste, o núcleo urbano tem a forma longitudinal originário da Câmara Municipal e da atual Piazza Mazzini. 






Por causa dessa separação a cidade ficou dividida entre o lado religioso e o lado civil. Entre elas encontra-se uma ponte que liga as partes da cidade.






Considerada a capital das flores na Itália, é uma cidade onde pode-se circular andando por suas ruas, mas se preferir, pode deslocar de ônibus para conhecer a cidade.






Pescia tem muitas atrações como o Duomo di Santa Maria Assunta, a Igreja de San Francesco, a Igreja de San Antonio e o Palazzi de Pescia, que é composto pelos palácios Cecchi, Cardini, Galeotti, Podesta e o palácio comunal.





Mercado de flores


Mas o que mais encanta em Pescia é o Mercato dei Fiori, que é o mercado local de flores, com sua paisagem e fragrâncias incríveis e emocionantes, dando um colorido espetacular. 






Pescia é conhecida em toda Itália como a Capital italiana das flores. Além de exportar flores frescas e secas. Para os casais românticos, o passeio deve ser o caminho antigo chamado de Mulattiere.






Em setembro ocorre na cidade o Palio dei Rioni, uma competição de arco e flecha onde os participantes usam roupas medievais e há uma cerimônia incrível envolvendo toda a cidade. 





Villa Garzoni / Villagio di Pinocchio


Perto de Pescia está Collodi, chamada a cidade de Pinocchio, já que seu criador morava nesse vilarejo. Esse é um borgo medieval documentado desde o final do século 12, e a mãe de Carlo Collodi era dessa região. 






Ali está a antiga e aristocrata Villa Garzoni, com um amplo jardim, e também o parque dedicado ao personagem Pinocchio. Chamado Villagio di Pinocchio, o caminho do parque segue os eventos narrados no livro de Pinóquio, com todos os seus personagens.







2 comentários:

  1. Parabéns por este site tão encantador!! Sou apaixonada pela Itália e estou maravilhada com as belezas

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    parabéns pelo site e por dividir suas experiências tão ricas.

    Qual o melhor meio de se chegar a Pescia a partir de Firenze, carro ou trem?

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.