01 novembro 2010

Festival Internacional de Marionetas de Palermo


Todos os anos durante o Festival Anual da Morgana - O Festival Internacional de Marionetas de Palermo, sicilianos e visitantes celebram uma arte tradicional que faz parte da cultura local com carrinhos pintados ou cannolli - o Opra dei Pupi - Teatro de Bonecos.



Desde a sua criação em 1984, o festival chama a atenção para a arte tradicional de teatro de bonecos como forma de preservar essa história oral e forma de arte, especialmente para as futuras gerações de sicilianos.



A tradicional arte popular ganhou raízes na idade Média. Naquela época, fantoches e marionetes eram uma forma popular de entretenimento em toda a Europa medieval, tendo expandido na tradição da narrativa oral dos trovadores e cantores de rua, chamado Cantàri ou o Contastorie em italiano. Os fantoches e marionetes dramatizam as histórias, os feitos gloriosos dos tempos, e contos retirados diretamente da história local e do folclore.



Na Idade Média, para as pessoas que viviam na área, a chegada de um manipulador de marionetes para a sua cidade era um evento, especialmente para as populações rurais pobres, em que oportunidades de entretenimento eram poucas. Para estender a sua execução, marionetistas contavam cada história em episódios. Dessa forma, eles poderiam contar os contos como uma série que era apresentado durante vários meses. Naqueles tempos, quando havia menos acesso à educação e entretenimento, as gerações de sicilianos cresceram aprendendo a saga histórica, aos pés de um palco de marionetes.



Esta popularidade com o homem comum deu à Opra dei Pupi a reputação de ser uma arte de classe inferior, especialmente porque a essência de muitas das histórias exaltava o idealismo e a rebelião dos pobres e humildes contra os ricos e poderosos. Mas, na realidade, Opra dei Pupi era popular entre todas as classes de pessoas na Sicília. Foi a ascensão da classe média e uma valorização da tradição local pela nobreza, na Itália, que estimulou a Idade de Ouro do teatro de bonecos. Os ideais da cavalaria , honra, justiça, fé e amor, formam os principais temas da Opra dei Pupi, e ainda são apreciados por sicilianos.



Entre os contos, inclui-se histórias tiradas diretamente dos contos de Carlos Magno, da lenda do rei Artur, da Ilíada de Homero e da Odisséia, Shakespeare e a Bíblia. Muitas das performances apresentam batalhas entre cavaleiros normandos e sarracenos, baseados em acontecimentos turbulentos da história da Sicília. Os protagonistas podem aparecer até sangrando, quando eles usam sucos vermelhos, o que causam reações do público. Cada história tem sua cota de heróis e vilões, e também belas donzelas, bruxas e monstros do mal generosamente espalhados por essas contos.



Os mais famosos personagens de Opra dei Pupi são os Paladini di Francia, que representam os cavaleiros cristãos de Carlos Magno. Esses cavaleiros passaram a vida lutando contra os infiéis, os sarracenos, durante as Cruzadas na Idade Média, ou salvando donzelas ameaçadas pelos dragões e feiticeiras. Personagens como Pulcinella eram conhecidos por toda a Itália.

Os Pupi Siciliani, são personagens únicos e diferentes de qualquer outro encontrado no mundo. Os Fantoches de Palermo podem ter cerca de 3 metros de altura e pode pesar até 18 quilos. Estes personagens são extremamente ágeis e manobráveis, com articulações flexíveis, podendo dobrar seus joelhos enquando marcham e desembainhar a espada. Eles também reagem rapidamente e de forma realista. Esses marionetes são movidos através do mestre das marionetes que estica o braço para chegar ao centro do palco.



Puppets da Catania são quase o dobro do tamanho que os usados em Palermo. Eles tem cerca 4 ½ pés de altura e pesam entre 35 e 45 libras. Estas marionetes têm juntas rígidas. São pintados e decorados, com os rostos pintados de papel machê e figurinos incrívelmente lindos. Os Paladinos são cavaleiros com bela armadura, muitas vezes feita de bronze ou cobre.



Há um mercado grande para colecionadores de antiguidades e itens de Pupi Siciliani da Opra dei Pupi. Uma família tradicional que fazia esse Teatro de Bonecos foi forçada a fechar em Palermo, quando seu elenco inteiro de personagens antigos e cenários foram roubados por colecionadores fanáticos. Réplicas de vários tipos, tamanhos e qualidade, feitos de vários materiais estão disponíveis em especial nas zonas turísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.