14 dezembro 2010

Sardegna, terra de maravilhas


Sardegna, uma terra de maravilhas cantada em versos e canções, guarda em seu pequeno território uma grande história de tradições. É a segunda maior ilha do Mar Mediterâneo e em tempos remotos, devido à sua localização estratégica, servia de interesse comerciais de diversos povos, tendo passado por uma sucessão de dominação estrangeira.

Nos tempos modernos, viagens e poetas enaltecem as belezas da Sardegna que tem uma paisagem privilegiada de florestas e bosques, além de suas praias de águas límpidas e areia branca que não se assemelha a nenhum outro lugar. São 4.000 km de praias e rochedos onde provavelmente Deus reservou como um paraiso, e suas altas montanhas parecem querer tocar o céu.

A Ilha da Sardegna é cercada por pequenas ilhotas que servem de paraiso turístico e também é o destino de grandes milionários que mantém suas casas de veraneio na ilha, atraidos pelo agradável clima da região, principalmente na Costa Esmeralda. As paisagens submarinas são muito coloridas por esponjas e corais devido à maior quantidade de luz que atinge o fundo do oceano devido às águas claras, onde existem muitas algas que são abundantes nas praias.

Em toda ilha são inúmeros os vestígios da presença nurágica na região, onde além das ruinas estão monumentos, torres e túmulos gigantes. Os Nuragicos eram de uma nação de guerreiros, marinheiros, pastores e agricultores, que viviam em aldeias e comercializavam com os fenícios, etruscos e outros. Ao longo da ilha há expressões e culturas que preservam a memória histórica, como as ruinas de Tharros.

Os costumes tradicionais da Sardegna representam um simbolo de uma época e se apresentam nas expressões artísticas durante as festas populares e os festivais, assim como influenciaram na gastronomia e no artesanato sardo. Em cada ponto da ilha há sempre uma surpresa de um cenário que muda e encanta a cada passo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.