15 dezembro 2010

Cultura italiana




A Itália é um dos países que sempre teve influência na cultura européia e mundial, principalmente na arte e cultura. Por ter sido unificada apenas em 1870, muitas tradições culturais, hoje consideradas italianas, na verdade estão associadas a regiões específicas, que ainda conservam tradições antigas, como por exemplo, em Trento e Bolzano, que tem forte influência alemã.

Local de nascimento de diversos movimentos artísticos e intelectuais que se espalharam pelo mundo, principalmente na pintura, arquitetura e escultura, na Itália surgiram os grandes artistas Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Fra Angelico, Tintoretto, Caravaggio, Bernini, Ticiano e Rafael, entre outros.


A base da língua italiana moderna foi estabelecida pelo poeta florentino Dante Alighieri, e sua obra A Divina Comédia é considerada a mais importante do período medieval. Grandes escritores italianos são Boccaccio, Castiglione e Pirandello, além dos poetas Tasso, Ariosto, Leopardi, e Petrarca, cujo estilo mais famoso é o soneto, uma invenção italiana.

Também é a nação de grandes filósofos: Bruno, Ficino, Maquiavel, Vico, Gentile e Umberto Eco, além de cientistas como Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Fermi, Cassini, Volta, Lagrange, Fibonacci e Marconi.





O piano e o violino são instrumentos inventados na Itália, que permitiram as criações das formas artísticas musicais, como a sinfonia, o concerto e a sonata.

A arte de fabricar violinos de primeira classe foi, por 200 anos, feito por três famílias de Cremona - os Amati, Guarnen e Stradivari, que deu origem à latinização Stradivarius.

O piano foi inventado por Bartolomeo Cristofori no início do século 18, mas só teve repercusão no final do século, ao ser usado por grandes músicos como Bach, Mozart e Beethoven.


Da música popular à clássica, foi precursora na expressão dos sons, o local onde nasceu a ópera, por Claudio Monteverdi. Alguns dos grandes compositores italianos mais célebres são Palestrina e Monteverdi, Barroco Corelli e Vivaldi, Paganini e Rossini, Verdi e Puccini e os contemporâneos Berio e Nono. Também é a terra de grandes cantores de ópera, como o inesquecível Luciano Pavarotti e outros, além da sua música romântica que é apaixonante e plena de poesia.




Este blog tem o intuito de divulgar a cultura italiana.
Não tendo fins lucrativos, é totalmente aberto a participação pública de todos que quiserem colaborar, dar sugestões para ampliar o conhecimento sobre a Itália, sua cultura, sua música, gastronomia e tudo mais.
Contatos podem ser feito através dos comentários no blog
ou enviar textos para lu_ou_lucia@hotmail.com

2 comentários:

  1. Lucia, parabéns pelo seu trabalho em favor do resgate e disseminação da Cultura
    http://sergiobraga.blogspot.com.br/
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio. Agradeço sua visita e seu gentil comentário. Abraço, Lucia

      Excluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.