San Marino é um país que tem uma estranha característica: é um país dentro de outro país, isso porque San Marino está dentro do território da Itália.
Ocupando uma pequena área entre as regiões italianas montanhosas da Emilia Romagna e Marche, San Marino é uma República Independente da Europa, sendo a menor e a mais antiga república constitucional do mundo.
Marinus foi o fundador da República no ano 301. Diz a tradição que ele era um escultor de pedras na Ilha de Rab, hoje a Croácia, se tornou diácono e foi ordenado pelo Bispo de Rimini.
Porém uma mulher louca o acusou de ser seu ex-marido, e ele fugiu para o Monte Titano para viver como um eremita. Lá, ele construiu uma capela e um mosteiro, a partir de onde cresceu o Estado.
Do Pico de La Rocca, o ponto mais alto do monte com 750m de altitude, é possível ver até o Mar Adriático a 10 Km de distância, onde se tem uma vista incrível da região.
No total são 3 torres: Rocca Guaita, Rocca Cesta e Rocca Montale. Pode-se chegar no centro histórico atravessando a Porta de San Francesco na muralha da cidade.
Na Piazza della Libertá está o Palazzo Pubblico em estilo neogótico, e sempre em direção ao alto, passa-se pela Basilica de San Marino em estilo neoclássico e ruas estreitas medievais repletas de lojas.
Um produto típico do país é o Licor de San Marino, vendido em garrafas decoradas. Outra é La Torta di Tre Monti, uma torta feita de waffer recheada de creme de avelã e coberta com chocolate.
Olá Lucia,
ResponderExcluirGostaria de conhecer San Marino, e estarei na Italia em Março/2016, você conhece como posso fazer isto, usando trem e/ou onibus Obrigada. Lucia de Fatima(RJ).