10 março 2011

San Marino, um país dentro de outro país





San Marino é um país que tem uma estranha característica: é um país dentro de outro país, isso porque San Marino está dentro do território da Itália. 




Ocupando uma pequena área entre as regiões italianas montanhosas da Emilia Romagna e Marche, San Marino é uma República Independente da Europa, sendo a menor e a mais antiga república constitucional do mundo.




Assim como a maioria das cidades históricas e medievais, San Marino está no alto de um monte. A cidade é cercada por muralhas e fortalezas que acompanham a inclinação da montanha.  
 



Marinus foi o fundador da República no ano 301. Diz a tradição que ele era um escultor de pedras na Ilha de Rab, hoje a Croácia, se tornou diácono e foi ordenado pelo Bispo de Rimini. 

Porém uma mulher louca o acusou de ser seu ex-marido, e ele fugiu para o Monte Titano para viver como um eremita. Lá, ele construiu uma capela e um mosteiro, a partir de onde cresceu o Estado. 




Do Pico de La Rocca, o ponto mais alto do monte com 750m de altitude, é possível ver até o Mar Adriático a 10 Km de distância, onde se tem uma vista incrível da região. 




No total são 3 torres: Rocca Guaita, Rocca Cesta e Rocca Montale. Pode-se chegar no centro histórico atravessando a Porta de San Francesco na muralha da cidade.




Na Piazza della Libertá está o Palazzo Pubblico em estilo neogótico, e sempre
em direção ao alto, passa-se pela Basilica de San Marino em estilo neoclássico e ruas estreitas medievais repletas de lojas.




Um produto típico do país é o Licor de San Marino, vendido em garrafas decoradas. Outra é La Torta di Tre Monti, uma torta feita de waffer recheada de creme de avelã e coberta com chocolate.










Um comentário:

  1. Olá Lucia,
    Gostaria de conhecer San Marino, e estarei na Italia em Março/2016, você conhece como posso fazer isto, usando trem e/ou onibus Obrigada. Lucia de Fatima(RJ).

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.