23 maio 2011

Caorle, a cidade da Madonna del mare



Premiada em 2011 com a Bandeira Azul, que é o reconhecimento da FEE (Foundation for Environmental Education), concedida aos resorts costeiros nacionais e internacionais que observam a qualidade da água e do solo e possuem instalações adequadas para os turistas, Caorle se destaca na região do Veneto com suas lindas praias.











Suas casas coloridas e balcões floridos tornam a cidade admirada por suas cores e extremo aconchego. Todo ano, alguns escultores de Itália e do exterior vão para Caorle para participar de um concurso chamado Scogliera Viva. Ali eles criam uma obra-prima nas pedras da praia, principalmente perto da igreja da Madonna del Mare.









Caorle é uma cidade de muitos milagres. O Santuário da Madonna del Mare é uma igreja da pequena cidade de Caorle, reconstruída em sua forma atual no século 17 às margens do Mar Adriático. Antigamente era a Igreja de São Miguel Arcanjo, porém conta a tradição que alguns pescadores encontraram a imagem da Virgem flutuando no mar e a trouxeram até a praia.

A imagem estava sobre um bloco de mármore flutuante e, apesar do esforço de vários pescadores,
não conseguiram levar a imagem para dentro do templo. Quando o bispo chamou as crianças, elas conseguiram carregar a imagem sem nenhum esforço com sua leve inocência.



Tempos depois, em 1727 uma grande inundação avançou sobre a cidade. Muitas pessoas se refugiaram na Igreja de Nossa Senhora do Anjo do Mar à procura de abrigo. Embora o nível da água tenha chegado a 2 metros de altura na cidade, não penetrou no interior da igreja, uma única gota de água.



Já quase no final da 2a. Guerra Mundial, o comando militar nazista com sede em Veneza anunciou que todo o litoral seria submerso por razões estratégicas da guerra e 10 km da cidade seriam destruídos logo depois do ano novo. O pároco e os fieis se prostaram durante toda a noite ao pés da Nossa Senhora, pedindo sua intervenção para que a cidade não fosse destruída. Logo pela manhã, em 02 de janeiro, chegou a notícia de que a decisão havia sido revogada. Por esses motivos, a cada ano os fieis se reunem nos recifes do santuário para homenagear a Madonna del mare.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.