12 abril 2011

Padova, a cidade de Santo Antonio



Padova, localizada na região do Veneto, é uma cidade encantadora que tem um charme próprio. Chamada pelos romanos de Patavium, dizem que Padova é a cidade mais antiga do norte da Itália.

Com um aqmplo roteiro turístico, que inclui arte e cultura com os afrescos de Giotto, belos palácios, museus e magníficas igrejas, Padova é também uma proposta gastronômica e naturalista. 






Com traçado urbano irregular, Padova alterna grandes praças e pequenas ruazinhas pitorescas. Especialmente a zona do velho gueto restaurada, tornou-se o centro de galerias de arte, lojas de antiguidades e cafés.






Na época do império romano, por volta do ano 59 a.C., Padova foi um importante centro comercial. Porém, por ter sido devastada por um enorme  incêndio em 1174, a cidade perdeu muitas relíquias e palácios.

Também foi severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, época em que a bela igreja dos Eremitani com seus belos afrescos foi destruída. Esse episódio é considerado por alguns historiadores de arte, como sendo a maior perda cultural da Itália. Hoje o mosteiro é um museu.





Prato della Valle - a maior praça da Europa: Um dos símbolos mais conhecidos de Padova é Prato della Valle, uma grande praça com 90.000 metros quadrados, considerada a maior praça da Europa. Também podemos dizer que é uma das praças européias mais lindas. 





Na época romana essa praça era chamada de Campo de Marte. No centro há um amplo jardim, cercado com 78 estátuas que retratam cidadãos famosos da cidade. Hoje tornou-se um local de feiras e exposições. Ao lado da praça, em tempos antigos foi sepultada a mártir Giustina, onde hoje está erguida a Basilica de Santa Giustina. 


 




Palazzo della Ragione: Construído em 1219, o Palazzo della Ragione tem um único salão de 80 metros quadrados e 27 metros de altura sem uma única coluna de sustentação, por isso se destaca por ser o maior telhado não suportado da Europa. 







A cúpula original foi pintada por Giotto. Debaixo do grande salão, há um mercado secular. O salão principal tem afrescos astrológicos, que retratam o ciclo dos meses.











Palazzo del Capitano: Na Praça Cavour está o famoso Café Pedrocchi, uma obra prima da arquitetura neoclássica, caracterizado por salas temáticas. Esse foi um lugar de reunião dos protagonistas do Ressurgimento em 1831. O destaque fica por conta do Arco dell’Orologio, com seus símbolos astrológicos.







Universidade de Padova: Apesar de seu passado tumultuado, em Padova nasceu o desenvolvimento artístico e cultural pela presença de grandes estudiosos e artistas atraídos pela Universidade de Padova. 

Fundada em 1222, por essa universidade passaram alunos e professores ilustres. Chamada na antiguidade de Riformatori dello Studio di Padova, Copérnico e Galileo Galilei foram alguns dos seus professores.  





Basílica Sant' Antônio di Padova: O grande destaque é a Basílica de Sant'Antonio di Padova ou no dialeto veneto: Sant'Antonio di Padoa, onde encontra-se os restos mortais do santo.  

Nascido em Lisboa, a grande basílica foi erguida em homenagem ao famoso frade que faleceu em Padova a 13 de junho 1231. Apesar de sua vida simples, a basílica tem oito cúpulas e vários campanários que parecem minaretes árabes. 







Considerado o santo casamenteiro, na verdade seu nome de batismo era Fernando de Bulhões, tendo se tornado um frade agostiniano em Lisboa. Segundo a lenda, Santo Antônio era um excelente conciliador de casais.  

Também era considerado como o santo protetor dos pobres e invocado para ajudar a encontrar objetos perdidos. Diz-se que guardar um pão abençoado por Santo Antonio na despensa, é garantia certa de nunca deixa faltar a comida. 






Muito sensibilizado com a decapitação de monges franciscanos e resolveu deslocar-se para Marrocos numa ação de evangelização. Algum tempo depois, por estar muito doente decidiu retornar a Lisboa. Entretanto na viagem de regresso uma forte tempestade arrastou o barco até as costas da Sicília onde ele se tornou um grande pregador.  

Durante alguns anos o frade esteve em Bologna ensinando teologia, depois foi para a França, instalou-se em Marselha. Em 1231 Sant'Antonio regressou para Padova, marcando a quaresma daquele ano por uma série de sermões da sua autoria. Porém, estando muito doente, Sant'Antônio faleceu aos 36 anos. Todos os anos em 13 de junho é realizada em Padova uma grande festa em homenagem a Sant'Antônio, que atrai peregrinos de todo o mundo. 





Em frente à Basílica di Sant'Antonio de Padova encontra-se a magnífica estátua equestre de Erasmo da Narni,  chamado Gattameleta. Essa foi a primeira estátua equestre fundida em bronze em tamanho real desde a antiguidade, um dos desafios de Donatello. Grande líder que vivia a serviço da igreja e do governo de Veneza, Gattameleta faleceu em 1443. 

Logo depois sua esposa encomendou a escultura para o grande artista Donatello. Até aquela época, nenhuma escultura desse tamanho havia sido feita. A obra foi concluída em 1453, tornando-se uma das maiores obras-primas da Renascença e a mais bela obra equestre de todos os tempos.  






Obras de Santo Antônio: Os Sermões Dominicais e Festivos,  com um sermão para cada domingo ou festividade, é a única obra autêntica escrita de próprio punho pelo Frade Antonio, com a marca da sua personalidade e espiritualidade. 

Para fundamentar a sua interpretação, Antonio recorria à ilustração de temas filosóficos e morais recorrendo a citações de Aristóteles, Cícero, Sêneca e outros pensadores gregos e romanos. Também fazia referências à natureza e ao saber científico da época.






Cidade dos afrescos: Os afrescos estão presentes em diversos prédios antigos, sendo um deles, a Capella degli Scrovegni, que tem um dos afrescos mais famosos do mundo.  Encomendado pelo rico banqueiro Enrico degli Scrovegni, foi concluído por Giotto em 1305. 






A capela era ligada ao palácio que servia para sua residência e era de caráter privado, apenas para seu uso e de sua família. Atualmente quem visita a capela passa por um hall de entrada climatizado, usado para estabilizar a temperatura entre o exterior e o interior da capela para garantir a conservação.









Há também outros como o Batistério, que tem o mais importante ciclo de frescos de 'Menabuoi Giusto. O oratório de São Jorge tem antigos afrescos e o prédio parece inclinado devido ao terreno macio. A igreja de São Caetano tem um plano octogonal incomum.









4 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, suas explicações. Voltei da Itália agora, e estou pesquisando para identificar minhas fotos. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Lamento lhe dizer que a Praça mais grande da Europa não é a Praça Prato della Valle em padua. A mais grande é a Parade Square em Varsóvia,Polónia com 240.000 metros quadrados. Confira no link a seguir
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pra%C3%A7as_por_tamanho

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, preciso encontrar um amigo dos tempos do Exército, de nome Ângelo Gallina, deve estar hoje com 50 anos de idade. Fiquei sabendo que ele vive nesta cidade PADOVA. Te pergunto: Tem como conseguir alguma informação sobre essa pessoa, tipo uma conta de água, luz, telefone etc. Grato.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.