12 julho 2011

Udine, a bela capital do Friuli





Udine, a histórica capital do Friuli Venezia Giulia, é conhecida por sua rica história, saborosos vinhos e boa comida. Fundada em 1220, é a maior cidade da região a 40 quilômetros da fronteira com a Eslovênia, tendo uma linda vista para os Alpes e o Mar Adriático.







A cidade sofreu um grande terremoto em 1511 que destruiu as antigas construções mas a
reconstrução em estilo renascentista tornou Udine ainda mais maravilhosa. O patrimônio histórico e artístico de Udine está no Castelo que foi construído após o terremoto, um dos salões mais antigos do parlamento europeu.







A Piazza della Libertà é a principal e mais antiga de Udine e definida como a praça mais bonita em estilo veneziano no continente. Durante os séculos mudou de nome várias vezes. Era conhecida na época medieval como a Praça do Vinho, porque concentrava ali o comércio de vinho.






Com a chegada dos venezianos passou a ser chamada Praça Contarena em
homenagem ao comandante. Em seguida foi intitulada Praça Vittorio Emanuele II mas logo após a Segunda Guerra Mundial, a praça adquiriu o nome Piazza della Libertà. 







A praça contém edifícios e estruturas como como o Loggia del Lionello, construído entre 1448-1457. Ao lado oposto,
está a Loggia di San Giovanni com sua estrutura renascentista. 






Outros notáveis monumentos na praça são a fonte, as colunas que carregam o leão veneziano e a estátua da justiça, as estátuas de Hércules e Cacus - chamadas popularmente de Florian e Venturin - e a estátua da paz que foi doada a Udine pelo Imperador Francisco I em comemoração ao tratado de paz de Campoformido.







A Torre dell'Orologio e os antigos prédios dos séculos 15/18 estão ao redor da praça
que foi o antigo local de execuções públicas da cidade. A velha residência dos patriarcas de Aquileia foi erigida 1517 no lugar da mais antiga que foi destruída pelo terremoto.
Sob o controle dos austríacos, foi usada como uma prisão. Nos arquivos da catedral foi formalmente preservado um código Visigótico de leis, um manuscrito conhecido como o Codex Utinensis. Em 1550 alguns palácios foram erigidos em Udine, como o Palazzo Antonini. 







A catedral Santa Maria Maggiore é um edifício imponente com dimensões monumentais e trabalhos de arte. No térreo tem a torre do sino. A igreja dedicada a Santa Maria do Castelo é provavelmente a mais velha em Udine. Perdeu seu status de paróquia em 1263 quando foi anexada à paróquia maior de Santo Odorico, que se tornou a Catedral. 






Renovada muitas vezes através dos séculos, suas três naves preservam a atmosfera sugestiva de silêncio e de contemplação, que é frequentemente encontrada em igrejas antigas. A igreja de Santa Maria della Purità possui afrescos do século 18. 






Localizada ao norte do mar Adriático, Udine está próxima de algumas das melhores praias da Itália. Lignano S
abbiadoro é um dos principais resorts de verão com praias limpas, equipadas e perfeita para os esportes aquáticos, além dos bons restaurantes onde se pode saborear as famosas especialidades de marisco. No passado, Lignano Sabbiadoro foi um lugar preferido e amado pelo famoso escritor americano Ernest Hemingway.


9 comentários:

  1. Lúcia, seu espaço é tão encantador qto o motivo nele escrito-Itália.
    Nossa, apaixonante e de alto teor de delícias.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Querida Rose: Fico feliz por sua visita e por seu gentil comentário. Volte sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ótima reportagem sobre Udine.Onde nasceu o meu avô.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelas imagens e pelas informações! Udine, onde nasceu meu nono Giacomo Brazille!

    ResponderExcluir
  5. Viajarei para a Itália novamente ano vindouro e pretendo fazer minha primeira parada em Udine e conhecer o Zuncolan. Estive no giro este ano , estava em Cesena, e a logistica era complicada.

    ResponderExcluir
  6. A Capital do Friuli é Trieste. Porém Udine è muito linda mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Minha avó era de Udine, Maria Colucci (Colus) será q encontro alguém da família em Udine?

    ResponderExcluir
  8. VC JA OUVIU FALAR DE UM LOCAL EM UDINE, CHAMADO DE "CASA GRANDE",ONDE FICAVAM CRIANÇAS PARA ADOÇÃO?

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.