01 dezembro 2011

Volterra, a cidade dos vampiros



Conhecida pelos antigos etruscos como Velathri e chamada pelos romanos de Volaterrae, Volterra na região da Toscana já teve grande destaque quando na cidade moravam os bispos. Com muitos monumentos antigos, a cidade ainda mantém os vestígios de uma época de muita história.




O povo etrusco, originários da Ásia Menor na pré-história, ocupou e protegeu a cidade durante os séculos 8 e 4 a.C. No entanto, a prosperidade dos seus habitantes despertou a cobiça dos romanos que atacaram e tomaram a cidade.




Nos anos 80 a.C. a cidade foi novamente saqueada e destruída. Com a queda o império romano, Volterra perdeu seu prestígio e durante a Idade Média se tornou dominada pelos bispos. Com a cultura religiosa da época, a Igreja de San Felice era usada para fazer exorcismos e curar doenças.




O batistério de San Giovanni construído no século 13 tem muitos elementos decorativos, mas o que surpreende é sua forma octognal. A pia batismal tem cinco rostos esculpidos sobre o batismo, Cristo, Fé, Justiça, Caridade, Esperança.




A pequena cidade encerra muitos mistérios e lendas a respeito de vampiros. Muitos restaurantes e locais turísticos reforçam essas lendas, criando um ar misterioso de todos os lugares. 




A cidade mantém seu aspecto medieval, com ruas estréias, muros altos, torres, palácios, igrejas e já serviu de cenário para muitas produções cinematográficas. 




Segundo o livro “Crepúsculo”, os Venturo, uma espécie de familia real de vampiros, habitava os subsolos de Volterra, mas na verdade, as cenas de "Lua Nova" foram gravadas em Montepulciano.




A Fortaleza Medicea, situada na mais alta montanha de Volterra, foi construída para uso militar e era usada como prisão política para os antigos inimigos dos Medici. Na fortaleza há dois espaços distintos: uma parte antiga construída em 1342 e outra parte construída quase um século depois.




Hoje a fortaleza é uma penitenciária do estado, mas por incrível que pareça, ali funciona um restaurante muito requisitado onde é difícil conseguir uma mesa sem reserva. 

Os garçons que servem as mesas são os próprios detentos e as medidas de segurança são muito rígidas, por isso não se pode entrar com celular ou objetos metálicos. Pratos, copos e talhares são de plástico, mas os cozinheiros e garçons oferecem um serviço de primeira qualidade. 
 




A cada ano, em agosto, acontece a Festa Volterra Ano Domini 1398. Durante duas semanas a cidade retorna no tempo recriando com muitos detalhes um dia da Idade Média. 




Nesses dias, inúmeros eventos com performances, malabaristas, música, danças, mercados e artesanatos enchem a cidade com a magia da Idade Média. 




As fantasias medievais recriam os estilos da época, além das barracas dos profissionais antigos que mostram ferramentas e utensílios da época medieval e explicam seu funcionamento.




Os Sbandieratori de Volterra fazem emocionantes coreografias inspiradas nos acontecimentos históricos que ocorreram em Volterra medieval e renascentista, trocando bandeiras em sincronia, onde cortinas de fogo parecem dançar ao som de tambores e trombetas.


 

De repente um dardo lançado para o alto faz explodir uma onda de cor. Durante a noite há um torneio histórico. O crossbow é uma arma fascinante e os balestrieri são muito bons. Outra atração interessante são os duelos de cavaleiros e a Giostra.

 



A música medieval é um dos principais atrativos da festa, em diversos estilos e rítmos com flautas e tambores, que acompanham a dança no meio da praça. Malabaristas, bobos e artistas errantes alternam com piadas suas incríveis acrobacias.

 


Durante o festival, muitos produtos artesanais, diversos tipos de queijos, comidas e vinhos são vendidos mas só se pode comprar com o "Grosso Volterrano", a única moeda em circulação na festa que também era utilizada na época medieval. Antes da festa é preciso fazer a troca com euros.





Em Volterra se concentram muitos metais e minérios, entre eles o alabastro, uma pedra semi-transparente de beleza incomparável que movimenta o trabalho artesanal da cidade. Por sua maciez, o alabastro pode ser facilmente processado para reproduzir peças ricas em detalhes e que são de grande valor.




Os antigos etruscos já utilizavam essa pedra para construir as ricas urnas funerárias com a imagem do falecido. A maior coleção dessas urnas, as vezes cobertas com finas folhas de ouro, estão no Museu Guarnacci em Volterra e também em museus de Florença, do Vaticano, do Louvre e em Londres.


21 comentários:

  1. Ruas estreitas de pedra, castelos e lendas. Isso dá uma fome...
    :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O certo seria Volturi ok ;)
    Mas amei saber sobre essa cidade que me desperta tanta curiosidade :3

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Questo posto è veramente bellissimio...

    ResponderExcluir
  6. Se existe vampiros é maravilhoso! eu os procuro uma vida inteira. Por favor entre em contato comigo, prometo total sigilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também os procuro há anos! Por favor @vampiros entrem em contato conosco.

      Excluir
    2. Procuro um imortal vampiro a minha vida inteira, eu prometo sigilo,por favor eu peço que me respondem.obrigada

      Excluir
    3. Quem quiser alguma responta entre em contato cmg tenho todas as resposta

      Excluir
  7. Eu procuro um imortal vampiro por toda a minha vida,por favor me respondam obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não está sozinho nessa, daria tudo pra dar de cara com um vampiro, nem q fosse pra ser morto por um, mas meu sonho seria ser transformado.

      Excluir
    2. a ideia de ser um imortal, não ser afetado pelo tempo... não sei como alguém não iria querer algo assim, então espero ter a sorte de um dia topar com algum.

      Excluir
  8. Procuro um imortal vampiro por toda a minha vida, eu prometo sigilo, espero resposta obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Quem dera vampiro existisse mesmo , um sonho

    ResponderExcluir
  10. Pela hora que vc respondeu, não duvido.
    Afinal, vampiros não dormem.
    Kkk, seria muito bom encontrar um, dede que não se bebesse meu sangue.
    Kkk.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.