28 abril 2012

Potenza, a cidade das escadas






Capital da região da Basilicata, a antiga cidade de Potenza ao sul da Itália foi fundada na época romana do século 4 a.C., existindo ainda ruinas de uma antiga vila romana nas imediações da cidade.








I
nvadida e disputada por vários povos devido à sua posição geográfica no centro do Alto Vale Basento, Potenza tem sua memória marcada por inúmeros terremotos além de ter sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial em 1943.






Parte Alta / Parte Baixa

Atualmente Potenza é uma bela cidade com prédios altos e modernos além de muitas áreas verdes. No alto da colina está o centro da cidade e na parte baixa estão alguns bairros residenciais. 





Ponte Musmeci

As ruas de acesso à parte alta da cidade serpenteiam a colina com acentuadas curvas, mas pedestres contam com muitas rampas e uma centena de escadas, por isso Potenza é chamada "Cidade das Escadas". 

Algumas construções da cidade são verdadeiras obras de arte arquitetônica, tal como a Ponte Musmeci que foi construída em 1969 sem os tradicionais pilares e vigas, mas com ramificações de concreto que se interligam em arcos.







Ponte Attrezzato

Os bairros estão ligados ao centro da cidade por um moderno sistema de escadas rolantes chamado de Ponte Attrezzato.





É a escada rolante mais longa da Europa, com 600 metros de comprimento e 26 rampas, que permitem acessá-la de diversos pontos. 






A ponte visa melhorar a mobilidade urbana diminuindo a circulação de veículos, além de reduzir a poluição. 





Centro Histórico: Na parte alta da colina encontra-se o centro histórico, caracterizado por várias ruas estreitas. Por ter sido abalada por vários tremores de terra, principalmente o de 1980, a maioria de suas construções é recente. Há poucos edifícios históricos, que conseguiram escapar da destruição.




Antigos palácios

A Piazza Matteotti marca o centro da cidade e onde se pode encontrar belas construções. A Câmara Municipal e o Teatro Stabile de 1856 é um dos prédios mais antigos. 

Há também outros prédios antigos, como o Palazzo Pignatari, Palazzo Bonifácio e o Palazzo Loffredo, onde funciona o Museu Arqueológico da Basilicata. 











Antigos portais

Antigamente existiam seis portas que serviam de entrada na antiga cidade, que era cercada por muralhas. Atualmente restam apenas três: Porta San Giovanni, Porta San Lucca e Porta San Gerardo. As outras portas foram demolidas para modernização da cidade ou foram destruídas por terremotos. 









A famosa Via Pretoria atravessa o antigo centro da cidade. Nela estão as antigas igrejas medievais e ao seu final está o Mosteiro San Lucca.






Há várias igrejas em Potenza, como a Igreja e Convento de San Francesco fundada em 1274, a Igreja de San Michele Arcangelo, Igreja Santa Maria del Sepolcro, a antiga Igreja de San Rocco entre outras. 


 


No coração do centro histórico está a Basílica de San Gerardo,  que foi construída no século 13. San Gerardo, que é o padroeiro da cidade,  foi bispo em Potenza entre os anos de 1111-1119 e dizem que é o protetor contra doenças crônicas. 






Torre Guevara

Potenza não é uma cidade turística, mas possui alguns atrativos interessantes. No centro histórico encontra-se um antigo monumento construído no século 9, que fazia parte de um castelo não mais existente. A história do castelo é incerta, mas sabe-se que em 1445 o castelo pertencia ao Conde Indico Guevara. 

Herdado por Beatrice Guevara, ela fez a doação da fortaleza para os frades Cappuccini di San Carlo. Alguns anos depois o castelo se transformou num hospital, porém foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial.  Restou a torre, que teve grande importância estratégica na defesa da cidade. Do alto da torre tem-se uma ampla vista da região.  





Sfilata dei Turchi

Entre muitos eventos de Potenza, a cada ano no final de maio é realizada a "Sfilata dei Turchi", um desfile que antece a festa do padroeiro da cidade. Não há consenso sobre a origem do desfile, mas existe a lenda.

Segundo relatam, a celebração relembra a intervenção de San Gerardo que enviou uma tropa de anjos para iluminar e defender a cidade durante um ataque dos sarracenos no ano de 1111. Aterrorizados com a aparição, os assaltantes fugiram. 






Esse lendário milagre tem tanta influência sobre a população, que se transformou em um ritual caracterizado por um desfile em trajes que representam soldados potentini sendo o desfile concluido com um carro carregando a imagem de San Gerardo. 

No dia seguinte é celebrado o dia do santo padroeiro com um festival que mistura o sagrado e o profano, em momentos de folclore e espiritualidade, incluindo músicas, apresentações e degustação de especialidades locais. 





Culinária potentina

Moldada pela cultura e tradições de diferentes povos, a culinária potentina encanta por sua simplicidade e originalidade, especialmente pelas carnes de porco ou de cabrito assadas com ervas, além de salsichas, bacalhau cozido com pimentas vermelhas secas  e massas caseiras que enchem o ar de ricos aromas. 

Tendo sido uma colônia da Magna Grécia, a produção de vinhos na região é muito antiga. Foram os gregos que trouxeram a uva aglianico para essa região no século 8 a.C., originando daí o vinho DOC Aglianico del Vulture, um dos melhores vinhos da Itália. 




3 comentários:

  1. Quem nasce em Potenza como é chamado ?

    ResponderExcluir
  2. Meus bisavós maternos são originários de Potenza. A grafia do sobrenome original é Cammarota, mas terminou em Camaroti...
    visitei a cidade há alguns anos com minha mãe. foi muito emocionante!!!
    a cidade é linda!!!
    Eu sou muito ligado ás historias dos antepassados... senti uma energia muito forte...

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.