27 agosto 2012

Pienza, uma jóia da Toscana




No topo de uma colina, Pienza é um dos vilarejos mais encantadores da Toscana. Com um magnifico panorama, que se abre para os verdes campos do Val d'Orcia, a cidade encanta com suas estreitas estradas, cipestres e campos cultivados. 






Chamada anteriormente de Corsignano, a cidade teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito como Papa Pio II em 1458.

Nascido em Pienza, o sumo pontífice tinha o sonho de transformar a sua cidade natal em cidade modelo, por isso mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal. 






Toda a cidade gira em torno da Praça Pio II circundada pela Catedral da Assunta e pelos mais importantes palácios da cidade. 

Dedicada a Santa Maria Assunta, a Catederal tem 3 portais e várias capelas.  Na cripta estão reservada algumas peças da antiga igreja paroquial e a pia batismal da oficina de Rossellino.






Considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO, pelas ruas de Pienza muitos artistas tentam reproduzir os belos recantos da cidade renascentista.  

Destacam-se o Palazzo Comunale, o Palazzo Borgia e o Palazzo degli Ammannati, que fica na esquina com Corso Rosselino.






O centro de Pienza foi completamente redesenhado pelo Papa Pio II em estilo renascentista.

Embora muitos de seus projetos jamais tenham sido realizados, Pienza faz parte do chamado Parque artístico, natural e cultural do Vale D'Orcia.

O objetivo está na preservação do extraordinário patrimônio de Pienza e de seu entorno: Castiglion d'Orcia, Montalcino, San Quirico d'Orcia e Radicofani. 






O antigo palácio papal tem um grande pátio interno e varandas ao fundo que se abrem para um belo jardim e o panorama das encostas arborizadas do Monte Amiata. 

A torre sineira simbolizava o poder superior da igreja. O Palazzo Episcopal foi construído para hospedar os bispos que iam visitar o papa. 

Na época outros palácios foram construídos pelos cardeais, incentivados pelo papa para completar a cidade.








Pequena e charmosa, Pienza tem detalhes que só se descobre andando em seu entorno e em suas ruas de nomes interessantes. 





Via della Fortuna (Rua da fortuna), Via dell’Amore (Rua do amor) 




Via del Bacio (Rua do Beijo) e Via Buia (Rua Escura). 








Explorar a cidade significa descobrir bons restaurantes da cozinha regional e gelaterias com sorvetes de inúmeros sabores.





Nas enotecas pode-se encontrar o legítimo e famoso Brunello que é produzido na vizinha Montalcino. 

Nos empórios e queijarias as vitrines expoem o tradicional Cacio Pecorino de Pienza, o queijo feito com leite de pecora que é uma especialidade da cidade.







Embora o Pecorino seja fabricado em outros locais da Itália, o queijo de Pienza tem destaque por seu sabor inigualável. 

Dizem que essa qualidade provém das ervas dos seus campos que alimentam as ovelhas, de cujo leite são feitos os queijos. 






A cada ano em setembro é realizada a Fiera del Cacio, um evento tradicional que reúne muita música, performances, degustação de queijos e o jogo Cacio al fuso. 

A competição consiste em arremeso de queijos; vence quem aproximar mais perto do alvo marcado por um fuso. 

Nesses dias diversos produtores montam suas barracas para venda de seus produtos artesanais.



 


Mas a melhor surpresa está reservada atrás da Catedral: ao longo da muralha tem-se a mais explêndida vista panorâmica. Nos verdes campos do vale a Igreja Pieve dei Santi Vito e Modesto de Corsiniano se destaca. 





Isolada a alguns quilômetros da cidade, a igreja mantém seu estilo rústico e simples. Foi o local de batismo do Papa Pio II, havendo registros de cultos desde 714. Embora não tenha objetos de arte, seu valor histórico é inestimável. 


6 comentários:

  1. meus olhos nunca virao lugares tão lindos

    ResponderExcluir
  2. Encantada!!!
    Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre a Itália - Região de Pienza.
    Obrigada! Por compartilhar desta riqueza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seus comentários e fico feliz que tenha curtido o post abraços, Lucia.

      Excluir
  3. Meus Deus, belíssimo lugar!

    Elma da Penha Hortolani

    ResponderExcluir
  4. Amo a Itália e principalmente a região de Toscana. Pretendo conhecer Pienza em novembro. Parabéns pelo site, imagens lindas.

    ResponderExcluir
  5. Eu e minha irmã vamos passar 3 meses na Italia, na Toscana, gostaríamos de alugar um local para ficar. Podem me indicar? Obrigada. Laurinda

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.