13 agosto 2010

Taranto, a cidade da Tarantella





Taranto,  na região da Puglia ao sul da Itália, está entre dois mares: o mar Jônico e o mar Adriático, por isso é chamada de Cidade de dois mares. Fundada em 706 a.C. pelos espartanos, no passado foi uma colônia grega. 

Ao serem exilados da Grécia, Phalanthus - o líder Partheniano, consultou o oráculo de Delfos; a resposta enigmática apontou para o porto de Taranto como a nova casa dos exilados. 

A cidade recebeu inicialmente o nome de Taras devido à lenda de Taras que foi salvo de um naufrágio montando um golfinho. A cidade era soberana da Magna Grécia que decidia sobre as colônias gregas no sul da Itália. Quando os romanos expandiram por toda a península, a cidade passou a se chamar Taranto.



Porto: Taranto é uma cidade portuária comercial e militar. Na baía do Mar Grande está o porto comercial e na baía do Mar Piccolo, por sua importância estratégica, está o porto militar. 

Durante a 2a. Guerra Mundial, Taranto ficou famosa como uma consequência do ataque aéreo britânico sobre o Marina Regia na base naval, hoje chamada de Batalha de Taranto.



No final do século 19 um canal foi escavado para permitir que os navios militares entrassem no porto de Mar Piccolo. Além disso, as ilhotas da costa são fortemente fortificadas. 




Castello Aragonese: Repleta de inúmeros monumentos de valor histórico, um deles é o Castello aragonese, que foi construído no século 15 com a intenção de proteger a cidade das frequentes invasões dos turcos, venezianos e outros. 

Também chamado Castel Sant’Angelo, o castelo situa-se no coração do centro histórico. Com uma planta retangular, a estrutura foi erguida na época do domínio bizantino, por volta de 900 d.C. 

Originalmente a fortaleza incluía torres altas, das quais era possível combater os inimigos com flechas, pedras e óleo quente. No final dos anos 1400 o soberano católico Fernando d'Aragone ampliou o castelo e o modificou, aumentando a segurança no caso de uma suposta invasão de inimigos. 
 


Ponte Girevole: Também chamada Ponte do Balanço, essa ponte atravessa o canal navegável e une o Mar Piccolo ao Mar Grande. Durante a sua abertura, as duas extremidades da cidade permanecem sem conexão. 

A grandiosa estrutura feita em aço com seus 90 metros, marca a fronteira entre o passado o presente da cidade. De um lado está a parte mais nova da cidade, onde estão as construções mais modernas. Do outro lado está a parte mais antiga da cidade, onde encontram-se vestígios da Magna Grécia. 




Cidade Velha: A chamada "cidade velha", com suas igrejas e uma série de palácios antigos, que durante anos serviram como residência principal de famílias aristocráticas, como o Palazzo Carducci, o Palazzo Galeota e o Palazzo Latagliata, conservam sua fantástica história. 

O Palazzo Carducci é um dos principais palácios da aristocracia tarantina. Construído em 1650, ainda mantém sua arquitetura e decoração original. Porém a maioria dos palácios encontram-se em becos estreitos e já estão muito decadentes.




Catedral: A catedral de Taranto existe há quase 1.000 anos. Em seu interior estão os restos mortais de San Cataldo, o santo padroeiro da cidade e muitas obras religiosas de centenas de anos. 

Localizada ao final de um beco estreito, é a igreja mais antiga da região da Puglia. De origem medieval, foi construída em meados do século X sobre as ruínas de um antigo templo e mantém decoração de diferentes épocas. 

Uma curiosidade dessa catedral está no mosaico do piso, cujo tema é Alexandre o Grande sendo carregado para o céu por dois grifos. Na entrada a bela fachada barroca tem esculturas de anjos e santos.

Além da catedral existem outras igrejas em Taranto, muitas delas escondidas nos becos estreitas da Cidade Velha, porém a maioria encontra-se em decadência e não permitem visitação.  




Museo Ipogeo Spartano: A estreita avenida que margeia o litoral tem um visual deslumbrante, mas também é a rota que leva a importantes pontos turísticos da cidade. 

Um deles é o Museo Ipogeo Spartano, que reconta a história de Taranto, quando era apenas uma colônia espartana da Magna Grécia. De grande interesse arqueológico, artístico e cultural, esse museu reúne diversas peças. 




A estrutura subterrânea da antiga vila conserva mais de 2700 anos de história. Estudos históricos relatam que a primeira construção do hipogeum ocorreu no ano 706 a.C., época em que os bancos rochosos foram escavados para construir as fortificações.

Um amplo arquivo documenta todas as épocas e períodos históricos desde a fundação de Taranto pelos espartanos (século VIII a.C. As visitas são organizadas pela  Associação Cultural Filonide. 

O museu tem quatro salas, que ocupam 800 metros quadrados e uma profundidade que atinge 16 metros abaixo do nível da rua e 4 metros abaixo do nível do mar.



Quem eram os espartanos: Herdeiros dos dórios, os espartanos eram povos guerreiros e fortemente militarizados, por isso eram vistos como corajosos e prontos para a guerra. Disciplinados e austeros, desde a infância os espartanos eram trinados para o combate. Por conta da forma absolutamente ríspida com que conversavam, deram origem ao adjetivo “lacônico”, que hoje se usa para a pessoa econômica com as palavras.



Tempio di Poseidon: Situado na Piazza Castello, esse templo foi construído no século VI a.C. É o templo mais antigo da Magna Grécia e a única estrutura religiosa grega ainda visível na antiga cidade de Taranto. 

Naquela época a religião da cidade se apoiava na mitologia grega, por isso o culto ao deus dos mares deu origem ao templo. A estrutura se manteve até a Idade Média, quando partes dele foram reutilizadas na construção de outras estruturas. As duas colunas remanescentes têm 8,50 metros de altura x 2,00 de diâmetro. 




Museu Arqueológico Nacional: Quando Taranto era uma colônia espartana, foi considerada a cidade grega mais poderosa do sul da Itália. Artefatos daquela época podem ser vistos no Museu Arqueológico Nacional, que mantém uma das maiores coleções que remontam à época da Magna Grécia.

Localizado nas imediações da Ponte Girevole, hoje ocupa a sede do antigo convento de San Pasquale construído no século 18. Uma das seções é dedicada à pré-história da Idade Paleolítica do território apuliano. 




Cidade Nova: As pitorescas ruelas, arcos, escadarias e as oficinas de arte e artesanatos contribuem para a sua atmosfera única. Você pode passear caminhando pelas ruas, mas também fazer um giro pela cidade utilizando um Ape Calessino.

O Ape Calessino é um pequeno veículo, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Geralmente eles ficam estacionados nas imediações da prefeitura, que se localiza numa pequena pracinha.




Via D'Aquino: Se você quiser fazer compras, um dos locais agradáveis de Taranto é a Via d’Aquino e suas imediações na chamada parte nova da cidade. Bastante sofisticada e de uma beleza ímpar, nessa rua encontra-se de tudo um pouco.

Lojas de grifes famosas , galerias, restaurantes, lanchonetes, cafés, sorveterias e outros negócios estão sempre cheios de moradores e turistas.  Nas imediações da Via D'Aquino encontram-se algumas igrejas, entre elas a bela Chiesa del Carmine,  no entanto, o que desperta curiosidade é uma pequena igrejinha. 



Chiesetta San Francesco da Paola al Borgo: Na famosa Via Cavour, ainda que essa pequena igreja esteja oculta entre prédios altos, ela desperta curiosidade por ser uma joia, que reúne simplicidade e elegância. 

Localizada no pátio do Palazzo Cecinato, essa igrejinha foi construída entre 1881 e 1898 a pedido de Angelo Cecinato, por ter recebido um provável milagre. Quando ainda era criança, ele caiu em um poco do palácio, porém milagrosamente saiu ileso.




A área industrial de Taranto é uma das maiores do país e se tornou o exemplo marcante da poluição do ar.  Em 1991 Taranto foi declarada área de elevado risco ambiental devido à poluição.

Devido às emissões de suas fábricas, como as fundições de aço, refinarias de petróleo, fábrica de produtos químicos, estaleiros para navios de guerra, construção e fábricas de processamento de alimentos, Taranto é considerada a cidade mais poluída da Itália e da Europa.

 



Em Taranto teve origem à Tarantella, uma composição musical e dança caracterizada pela troca rápida de casais. Dizem que dançar a tarantela sozinho traz má sorte. Acompanhada por castanholas e tamborins, esteve muito em voga entre os séculos 14 e 15 na região da Campania. 

Historicamente a Tarantella está associada ao tarantismo, manifestação de delírio convulsivo atribuída, segundo a crença popular, à substância tóxica inoculada pela tarântula, uma aranha venenosa muito comum na Europa meridional. 

Segundo a crença popular, a toxina induziria à dança frenética - daí o nome tarantella. Existem algumas variações regionais da dança apuliana, napolitana, siciliana e calabresa. 

Pizzica (que se pronuncia pittsika ) é uma variação da Tarantella, originalmente do Salento - Lecce, que depois se espalhou por toda a Puglia e Basilicata. Sempre em agosto de cada ano, na Puglia se realiza festival de danças tradicionais da Italia.



4 comentários:

  1. 0la carissima Lucia de B.H., não há duvida que sobre Italia o seu blog dá uma panorâmica muito alargada e pormenorizada de regiões, cidades e aldeias, e da historiografia que lhes diz respeito.....admiro muito este seu trabalho. Não é pesado, longo, maçador, é agradável de ler e ver.
    Tambem eu com minha esposa (brasileira de Recife) fizemos um blog sobre as viagens que temos feito por paises do hemisferio ocidental, viagens essas na maioria em Autocaravana e com as vantagens que esta forma de viajar nos dá, outras viagens por avião e hoteis. É um blog mais de fotos e videos e menos de historiografia, como é o seu que muito admiro e aprecio. É diferente. E dá indicações a outros autocaravanistas em termos de locais e gps para chegar aos pontos interessantes. Deixo o endereço para vc e quem a segue no seu blog possa tb ver e apreciar sitios e regiões interessantes por onde passamos e queremos partilhar (www.rumoeuropa.blogspot.com) Algumas inf que dá sobre cidades foram-me uteis, evitei passar ao lado por desconhecimento, pois andamos a viajar pela Italia quase há um mês......Desde hoje vou seguir as suas viagens e informações que deixa no seu blog. Bem haja e dou-lhe parabens. A.Sousa

    ResponderExcluir
  2. Cidade feia e mar sujo com metais pesados. Nosso navio quebrou no Líbano e fomos fazer o reparo do navio no Arsenal da MMI. Não vale a pena perder seu tempo para ir até lá. Próximo existe Matera (cidade onde foi filmado Paixão de Cristo, do Mel Gibson - nada demais) e a principal atração (muito linda por sinal) é a Gruta de Castellana....

    ResponderExcluir
  3. Esse comentário de fabio não corresponde, Taranto é linda e tem uma história fantástica. Matera é perfeita também diga-se de passagem, tudo feito de tuffo.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tenho uma dúvida. Em algum momento a cidade de Taranto pertenceu a Lecce ou era algum tipo de Subdistrito de Lecce?

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.